BLOG

5G e VoIP

5G e VoIP

Previsto para plena implementação em 2022 a rede de dados móveis 5G irá trazer inúmeras melhorias na experiência de acesso a rede de dados a partir não só de smartphones como também de inúmeros dispositivos que necessitam de mobilidade.

Dispositivos inteligentes (smarts), automóveis, drones, etc. todos esses poderão usufruir das inovações que o 5G irá proporcionar.

Dentre as atuais vantagens operacionais do LTE(4G), observamos o VoLTE (Voice over LTE) a qual representa uma redução de custos interessante nas estruturas de redes baseadas em IP. Com essa tecnologia é possível conectar uma chamada mais rapidamente e não ter interrupções de descargas de dados 4G durante a chamada, assegurando e qualidade do serviço. Lembrando que os terminais do cliente tenham a funcionalidade.

Outras vantagens incluem velocidades de até 100x mais rápidas do que no 4G, latência baixa e a habilidade de poder ter um acesso rápido de qualquer lugar do mundo que possua uma conexão à internet.

Com a migração para 5G, milhões de dispositivos no mundo entram direto no universo VoIP, isso significa benefícios para Operadoras e Usuários. Em contrapartida as operadoras terão que adotar cuidados extras de proteção de seus equipamentos para não colocar os assinantes em risco (infecções por malwares e ataques do tipo Denial of Service (DoS)).

O 5G promete latências de 1 a 5 ms. Assim inúmeras vantagens.

Com a queda dos preços de equipamentos para tecnologia VoIP nos últimos anos, e a evolução das atuais redes as operadoras mobile começaram a oferecer também serviço de VoWiFi (Voice over WiFi ou Wifi Calling) o que permite que o usuário possa realizar chamadas sobre a rede móvel, 4G ou Wifi segundo seja necessário (não confundir com VoLTE).

Uma chamada VoIP necessita basicamente de duas coisas: conexão à internet e uma conta com um provedor VoIP. No 3G era bem difícil obter uma conexão estável em um dispositivo móvel para realizar uma chamada VoIP, no 4G isso mudou, embora geralmente suficiente para as ligações dos usuários finais, em alguns casos não é suficiente para uso corporativo, assim a necessidade da evolução do VoIP sobre o 5G.

O 5G ajudará bastante às operadoras VoIP e provedores de serviços OTT (Over the Top) de comunicações pois permitirá usufruir da alta velocidade, possibilitando a conexão mais rápida das ligações e melhor qualidade. Com o 5G o VoIP irá saltar para um novo nível. A adoção do VoIP mobile gerará maior concorrência no mercado, obrigando os fornecedores a incluir novos serviços nos pacotes e finalmente conseguindo reduções de custos dos serviços. beneficiando o usuário final.

Outra grande vantagem da tecnologia 5G é a capacidade de uso de até 1.000.000 de dispositivos por quilômetro quadrado contra 100.000 da tecnologia.

Mundo Corporativo

Com a necessidade de automatização no atendimento ao cliente apareceram soluções de atendimento automatizado como por exemplo os Chatbots, utilizados para ajudar e tirar dúvidas do cliente, oferecendo informações básicas em tempo real e realizar vendas sem filas de atendimento telefônicas. As novas integrações desses Chatbots com voz permitem com uso de IA interagir mediante VoIP, realizando diversas tarefas. Esse novo modelo de interação é possível com uso de apps corporativas com sistemas VoIP responsáveis para realizar chamadas de baixo ou nenhum custo.

Os atuais sistemas VoIP para Empresas com uma conexão estável e de alta velocidade constante nos dispositivos móveis, são uma combinação perfeita para deixar atrás os antigos PABX e tecnologias analógicas.

Existem aproximadamente 26 bilhões de dispositivos IOT em conjunto com os smartphones, assim as operadoras VoIP que possuem numeração poderão conectar as tecnologias facilmente. A alta conectividade entre todos estes dispositivos permitirá realizar tarefas a altas velocidades e sem margem de erro.

Ainda existe a alta demanda de banda larga móvel para aplicações de vídeo em alta definição e realidade virtual, o desenvolvimento de 5G permitirá unificar os serviços e produtos mediante formatos OTT.

 

O serviço de Telefonia IP como OTT

O 5G possibilitará o roaming e conexões internacionais, permite que as operadoras VoIP possam oferecer aos seus clientes grandes experiências de usuário permitindo que utilizem o serviço de telefonia sobre redes de outras operadoras. Caso ocorra uma inoperabilidade será possível que qualquer outra rede seja alcançada e as altas velocidades de internet móvel tornem possível as comunicações usando codecs de alta qualidade e vídeo HD.

Será possível aproveitar os serviços não somente em uma rede própria, mas também fora dela, em infra estruturas de terceiros. Hoje uma plataforma de PABX Virtual pode gerar altos níveis de serviço com baixo custo.

Além disso será possível usar notificações PUSH presentes em aplicações VoIP permitindo que o usuário não precise ter Apps Softphone rodando em segundo plano e consumindo bateria, ao receber uma chamada, uma notificação é recebida no smartphone (como se fosse um SMS) e ao aceitar a mensagem o app é aberto automaticamente e atendendo a chamada.

Cada vez mais as Empresas estarão reduzindo a quantidade de hardware e linhas físicas locais, a flexibilidade e habilidade de escalar com telefonia VoIP é um fator indiscutível para o crescimento das mesmas.

O 5G vai com toda certeza alavancar esse crescimento.

Posts relacionados

Inscreva-se e receba
conteúdos exclusivos

Seja Vono

Tenha em suas
mãos a tecnologia
do futuro

BLOG

Open chat
Precisa de Ajuda?