mulher executando o trabalho remoto

6 dicas de como avaliar o desempenho remoto

Por Equipe Fale Vono •

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Devido a pandemia, o trabalho remoto tornou-se algo comum dentro das empresas.

Conhecido também como home office, ele vem sendo aplicado cada vez mais e toda essa transformação digital vem exigindo uma boa preparação das empresas.

Sabemos que todo esse processo pode trazer grandes benefícios para as empresas. Porém, uma dificuldade que os gestores vem apresentando é a avaliação de desempenho.

Apesar de já fazer parte da rotina de qualquer empresa, sabemos que avaliar o desempenho dos funcionários no trabalho remoto é algo crucial para uma boa gestão.

Pensando nisso, vamos te dar 6 dicas infalíveis para você fazer uma boa avaliação de desempenho. Vamos lá?

Dicas infalíveis para avaliar sua equipe no trabalho remoto 

Avaliar equipes remotas pode ser desafiador, mas não impossível. A seguir, abordaremos 6 dicas essenciais para alcançar o sucesso na gestão à distância. Confira!

1. DEFINIR OS FATORES DE AVALIAÇÃO

Para começar a construção da sua ferramenta, o primeiro passo é definir os fatores de avaliação. Para isso, precisamos lembrar que é trabalho remoto. Sendo assim, temos que identificar maneiras de facilitar as avaliações à distância.

Para além disso, o gestor deve conhecer a cultura da empresa, assim como seus valores e objetivos. Isso dará um bom embasamento para começar.

Logo após, precisamos saber também das habilidades e competências de cada colaborador para fazer uma avaliação justa.

Por isso, veja alguns fatores cruciais que você, como gestor, pode usar na sua avaliação. São eles:

  • Comprometimento com a cultura da empresa e as normas estabelecidas;
  • Comportamento individual;
  • Habilidades (proatividade, autogestão, inteligência emocional e outros);
  • Engajamento nas atividades e tarefas;
  • Cumprimento de prazos.

Esses são alguns fatores de avaliação pessoal. Embora isso seja o mais relevante, você também pode colocar fatores da empresa para que o seu funcionário avalie.

2. CRIAR PROTOCOLOS E PADRÕES

Os protocolos são documentos fundamentais para que os colaboradores mantenham o trabalho em equipe alinhado. Assim também, eles também estabelecem comportamentos padrões para a organização.

Em outras palavras, funcionam como instruções para todos facilitando a comunicação e a tomada de decisões. Pensando no trabalho remoto, é ainda mais valoroso, para que a troca de informações sejam feitas de forma mais assertivas.

conceito de trabalho remoto
Foto – Reprodução: Canva

3. TRAÇAR OBJETIVOS

Após definir os fatores e os protocolos, chegou a hora de traçar os objetivos que você deseja alcançar com avaliação de desempenho.

Nesse sentido, tudo deve começar pelo planejamento e definição de metas. Ou seja, as metas são propósitos que norteiam todas as ações dentro da empresa, mesmo no trabalho remoto.

Dessa forma, você precisa especificar passo a passo do que será feito para atingir tal meta. Logo, é essencial identificar quem realizará cada etapa, os métodos e outros detalhes.

4. ESCOLHER O TIPO DE AVALIAÇÃO

Agora, o próximo passo é escolher o tipo de avaliação. Por essa razão, essa escolha deve ser feita com atenção, pois é determinante para ter resultados mais claros, sobretudo no trabalho remoto.

Para esse fim, existem 3 tipos de avaliação. São elas:

  1. Auto Avaliação: cada colaborador fará uma avaliação de si e do seu próprio desempenho;
  2. Avaliação Direta: o gestor e o RH fazem análise de cada um e os resultados da equipe, abordando pontos positivos e negativos;
  3. Avaliação Conjunta: A gestão avalia os funcionários, mas também é avaliada.

Seja como for, todas elas investem no diálogo para melhorar os resultados.

5. FORMULAR UM QUESTIONÁRIO

A formulação de questionários personalizados são o jeito certo para ter um bom diálogo entre a equipe. E pensando no trabalho remoto, com certeza, é um dos modelos mais eficientes.

Lembrando que eles podem ser aplicados de acordo com a necessidade do gestor. Por exemplo, a cada 3 meses.

6. FEEDBACKS CLAROS

Por último e não menos importante, os feedbacks são cruciais para resultados mais satisfatórios.

Após a aplicação do formulário, cada gestor deve fazer uma análise e em contato com o colaborador, fazer um feedback.

Mesmo que remotamente, a privacidade deve ser mantida e a comunicação deve ser clara e objetiva pensando no crescimento pessoal e da empresa.

Quer mais dicas incríveis para otimizar a comunicação da sua empresa e muito mais? Visite nosso blog na Fale Vono e descubra como levar sua equipe à excelência no mundo do trabalho. Vai perder essa?

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