É bem possível que você já tenha ouvido falar sobre Outbound e Inbound, não é mesmo?
Esses são termos muito comuns no mundo do marketing e se referem a diferentes tipos de estratégias para atrair clientes e assim, ter vendas.
Assim, podemos afirmar que marketing e vendas andam juntos. Sendo assim, é muito importante entendermos mais sobre Outbound Sales.
Se você não sabe o que é ou busca conhecer mais, esse artigo é para você. Vamos lá? Siga com a leitura.
O que é Outbound Sales?
O Outbound Sales é uma abordagem de vendas em que a empresa define um perfil ideal de cliente e busca contato com esse perfil.
Também conhecida como vendas ativas, esse é um modelo que está longe de ser obsoleto. Ainda que seja um modelo usado a muito tempo, ele vem se adaptando as novas mudanças.
Ou seja, a empresa mapeia potenciais clientes e o próprio vendedor que estabelece o primeiro contato com o seu público alvo.
No Outbound Sales é utilizado o cold call (ligações frias). Nesse sentido, o vendedor da empresa entra em contato com com clientes em potencial baseado em pesquisas anteriores.
Enfim, esse método apresenta várias vantagens para a sua empresa. Vamos conhecer algumas?
Vantagens
Vamos ver a seguir algumas das vantagens de aplicar o Outbound Sales na sua empresa.
Mas, antes de saber mais, lembramos que o Outbound Sales é mais recomendado para empresas que atuam em mercados com nichos ou que oferecem soluções de alto valor de ticket médio, ou então que são capazes de gerenciar múltiplos canais de aquisição de forma simultânea.
A seguir, vamos entender mais as vantagens de adotar o Outbound Sales.
O primeiro benefício é o resultado em curto prazo. Para isso, vai depender do tempo médio de negociação do seu produto ou serviço.
O resultado rápido acontece, porque na prospecção ativa o vendedor realiza menos contatos por dia, mas se dedicando mais tempo com o cliente. Dessa forma, é relevante identificar se o cliente está no momento certo de compra.
Em segundo lugar, temos a comunicação personalizada.
As vendas ativas, como também chamamos o Outbound Sales, faz com que a empresa estude bem o seu cliente entendendo melhor o desejo deles.
Isso faz com que o cliente se sinta mais acolhido, e assim, o processo de vendas se torna mais eficiente.
Lembramos que o relacionamento do cliente é primordial para o crescimento da empresa. E, com esse recurso, você consegue uma comunicação mais efetiva com o cliente tendo em vista que você já sabe tudo como ele quer.
A terceira vantagem é que você consegue mensurar seus resultados. Sobretudo, se o Outbound Sales for realizado pelo meio digital.
Sabemos que a era digital está super em alta e isso contribui para que você alcance mais o seu cliente. Aliás, também é um meio no qual você pode contactar o seu possível cliente.
Por isso, é possível integrar com outras ferramentas para que uma melhor análise de dados seja feita.
Mas, cuidado!
Para que você aplique bem o Outbound Sales e tenha real proveito dessas e mais vantagens, é preciso cuidado.
Se você quer que um Outbound Sales aumente a rentabilidade da sua empresa, você deve integrá-lo com outras estratégias e ferramentas.
E, vamos com uma dica? O CRM pode te ajudar!
Para você garantir melhores resultados de vendas, o CRM e o Outbound Sales juntos podem ser a solução.
O CRM é um termo também bem conhecido no mundo do marketing e se refere a um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias para gerenciar as interações da sua empresa com o cliente.
Em outras palavras, você vai juntar dois excelentes métodos para fazer uma melhor gestão de relacionamento com o cliente.
Diante disso, ter uma equipe de vendas bem treinada também é essencial para que tudo isso seja aplicado de forma correta.
Agora, é necessário configurar o CRM para diferenciar os leads de Outbound Sales para que a sua equipe possa fazer o contato personalizado.
Você acha que as dicas acabaram? Estão enganados!
Seja qual for o tipo de mídia escolhida para fazer o Outbound Sales, existem mais alguns cuidados que devem ser tomados por você. Vejamos quais são eles a seguir.
Em primeiro lugar, certamente, é definir a sua persona ou um perfil de cliente ideal. Isso significa que você deve reunir medos, idade, sexo, desejos, dentre outras informações.
Em segundo lugar, é preciso entender sobre o seu negócio. Isso inclui saber mais sobre as metas, falhas e resultados esperados.
Em terceiro, faça um script de vendas para a sua empresa. Sobretudo, para as vendas por telefone.
Em síntese, ter um script vai ajudar a sua equipe a ter mais segurança, confiança e vai permitir uma boa imagem do seu negócio.
Conclusão
Você quer algo melhor para criar um bom potencial competitivo para sua empresa?
Então, tenha também um bom sistema de telefonia.
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