Quando estamos diante do crescimento de uma empresa, sempre pensamos também no crescimento de todos os processos internos. Em conjunto com esse avanço, temos também o crescimento da telefonia. Afinal, é através desse meio de comunicação que muitas vezes atendemos nossos clientes e conversamos com os nossos colegas de trabalho. Pensando nisso, no mercado da telefonia, temos duas novas tecnologias: VoIP e PABX físico.
Antes de tudo, é crucial entender o significado de cada um. Para começar, vamos falar do PABX físico.
O PABX físico é uma abreviação da sigla em inglês “Private Automatic Branch Exchange“. Em tradução livre quer dizer “Troca de ramais privados”. Assim, podemos dizer que ele é um dispositivo criado para distribuir linhas telefônicas em vários ramais.
E o que isso quer dizer? Em outras palavras, quando um cliente liga para a sua empresa, por meio do PABX, será redirecionado para um dos ramais. Sendo assim, você não precisa de uma linha para cada colaborador.
Nesse sentido, o PABX físico funciona como uma central telefônica unificada sendo responsável por gerenciar a comunicação entre os ramais internos.
Mas, e o VoIP? O VoIP é uma abreviação de “Voice Over Internet Protocol”. Em português significa Voz sobre protocolo de Internet ou Voz sobre IP.
O seu objetivo principal é substituir a telefonia tradicional utilizando equipamentos para conexão à internet para transmitir som, fax e vídeo na mesma rede ou LAN.
Então, você deve estar pensando que elas são diferentes, não é mesmo? Bom, elas são duas ferramentas diferentes, mas com um mesmo objetivo.
E qual é ele? A meta comum é melhorar o atendimento da empresa com o cliente. E ao mesmo tempo, entre os próprios setores.
Mas hoje, vamos te mostrar seis vantagens do VoIP sobre o PABX físico. Vamos lá?
1. REDUÇÃO DE CUSTOS
Em primeiro lugar, a redução de custos é, com certeza, uma das principais vantagens que as empresas observam.
O sistema VoIP traz uma redução de custos muito maior do que a PABX físico. Isso ocorre, porque no VoIP não é necessário infraestrutura e nem paga por ligações para outras localidades (ou por minuto).
Ou seja, você paga apenas pelo pacote mensal de internet e os dispositivos.
2. INSTALAÇÃO
Em seguida, temos a instalação. No PABX físico é necessário cabeamento e manutenção, aumentando os gastos.
Mas, no VoIP, você precisa apenas de um dispositivo compatível e internet banda larga (via cabo ou rádio) sendo capaz de fazer a instalação à distância. Logo, você não precisa de uma empresa terceira sendo mais um fator como redução de custos.
3. BUROCRACIA ZERO
No PABX físico, a burocracia para obter o serviço é muito maior. Do mesmo modo que as linhas telefônicas comuns, aqui você também precisa de longa duração com alguma empresa de telefonia para que ela te forneça um número telefônico e os ramais.
Em contrapartida, no VoIP você contrata o plano de internet e rapidamente já pode fazer suas ligações. Além disso, tem liberdade de cancelar ou contratar outro plano a qualquer momento sendo possível fazer também portabilidade.
4. INTEGRAÇÕES
No PABX físico você tem apenas a integração entre ramais telefônicos. Já no VoIP, você tem integração com outros sistemas e aplicativos facilitando a troca de informações e de forma mais rápida.
5. DIVERSIDADE
No VoIP é possível usar vários meios para utilizar esse recurso. Dentre entres, temos computadores, celulares, tablets e muito mais.
Já no PABX físico, é possível apenas o telefone fixo.
6. GERENCIAMENTO
Por fim, sabemos que o gerenciamento de ramais é muito mais difícil do que no sistema VoIP, pois é preciso uma central que faça essa administração. Como resultado, é preciso de uma estrutura complexa.
Enfim, se você deseja otimizar processos com melhor atendimento e ainda reduzir custos, então você precisa ter VoIP na sua empresa!
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