Quando abrimos uma empresa e a mesma vai crescendo no mercado, sabemos que algumas demandas podem mudar. Afinal, o mercado também muda.
Mas, dentre essas mudanças, um ponto crucial que merece atenção é o atendimento ao cliente. Nesse sentido, sabemos que esse atendimento se dá, sobretudo, pelas redes sociais e por telefone.
Logo, precisamos nos adequar a essa evolução investindo em soluções avançadas. E como um bom exemplo para isso, temos o PABX.
Com diferentes tipos e modelos, o PABX é um sistema de comunicação que pode trazer muitas vantagens para a sua empresa seja qual tipo você escolher.
Então, se você ainda não conhece o PABX, esse artigo é para você!
Vamos aprender mais sobre o PABX e como ele pode impulsionar a sua empresa? Siga com a leitura.
O que é PABX?
A sigla PABX é uma abreviação do termo em inglês Private Automatic Branch Exchange. Em tradução livre para o português significa troca automática de ramais privados.
Em outras palavras, o PABX é um dispositivo criado para distribuir linhas telefônicas em vários ramais. Assim, esses ramais são conectados com o objetivo de formar uma única linha. E, ainda você não precisa de uma linha para cada funcionário.
Em seguida, vamos falar como funciona o PABX.
Primeiramente, ele funciona como uma central telefônica unificada. Por isso, ele é o responsável por gerenciar a comunicação entre os ramais internos.
Dessa forma, os ramais podem ser segmentados de acordo com os setores da sua empresa. Isto significa que, por uma discagem rápida, o seu cliente pode ser encaminhado para setor de forma rápida e prática.
Por fim, associando esse dispositivo com a tecnologia VoIP, você consegue acelerar ainda mais o atendimento e, ainda, aumentar a produtividade dos seus funcionários.
Mas, você deve estar pensando: como surgiu o PABX?
Como surgiu?
Tudo começou com a ideia feita por um grupo de advogados em 1960. Eles tinham o objetivo de acelerar a troca de informações internas por telefone.
Naquela época, o encaminhamento de chamadas era feito por um operador. Apesar disso, o avanço da telefonia gerou mais rapidez e agilidade nas centrais telefônicas.
Isso foi um ponto crucial na história do PABX, pois começou a ser possível que o próprio aparelho fizesse esse encaminhamento entre ramais.
E, ainda que esse serviço tenha sido mais utilizado pelo serviço público, muitas empresas privadas não aderiram muito a ideia do PABX por não confiarem 100% nesse dispositivo.
Contudo, anos depois, com o surgimento da internet e a continuidade da evolução dos aparelhos telefônicos, o PABX foi crescendo no mercado e ganhando o coração das empresas públicas e privadas.
Enfim, as suas vantagens eram únicas e evidentes fazendo com que o PABX se tornasse mais popular. Assim, atualmente, existem diversos modelos.
Vamos conferir mais sobre? Continue com a gente!
Modelos de PABX
Dos tradicionais aos mais modernos, o PABX possui uma variedade de modelos.
Por isso, vamos listar os 5 modelos principais e suas características para que você saiba escolher na hora de contratar o PABX.
Analógico
Primeiro vamos começar com o modelo mais comum que vemos por aí do PABX.
Ele foi projetado para receber linhas convencionais por intermédio de empresas de telefonia fixa. Diante disso, ele não conta com recursos tão avançados.
Mas, ainda assim, entrega funções profissionais de telefonia.
Digital
Em segundo lugar, temos o modelo digital. Ele possibilita ligações com mais qualidade, pois conta com redução de ruídos e a capacidade de mudar o volume da escuta.
No entanto, ele funciona ainda melhor se associado a tecnologia VoIP ou linhas digitais.
Híbrido
Em seguida, o modelo híbrido é, nada mais nada menos, do que a união das vantagens dos modelos analógico e digital.
Por esse motivo, ele é capaz de automatizar o sistema para que ele realize a escolha da melhor rota para ser utilizada.
Logo, ele é uma excelente opção para as empresas que estão fazendo a transição entre os modelos de telefonia.
PABX IP
O sistema PABX IP é bastante completo e oferece muitos recursos. Esse modelo tem a função de integrar com a rede de internet em uma única interface.
Em outras palavras, esse é um modelo que permite realizar chamadas pela internet. E ele opera apenas por ligações sobre IP.
Desse modo, no PABX IP, os ramais são virtuais e permitem ligações gratuitas entre filiais conectadas.
Por isso, ele é uma boa opção para as empresas que buscam melhorar o atendimento.
Virtual
Por fim, o último modelo é o PABX Virtual ou Cloud. Esse modelo é um pouco parecido com o anterior, porém ele possui uma diferença.
A principal diferença entre eles é que no PABX Virtual as informações são armazenadas em nuvem. Já o PABX IP as informações ficam salvas no hardware.
Isso se torna uma vantagem a mais para as empresas, pois ele permite ser usado em computadores, tablets ou até em telefones convencionais.
Assim sendo, a sua diversidade se torna um ponto a mais na hora de escolher.
Enfim, agora que você aprendeu um pouco mais sobre o que é o PABX e os seus modelos, vamos conhecer as vantagens desse sistema para a sua empresa? Siga com a gente!
Vantagens para a sua empresa
Alguns modelos já apresentam algumas vantagens, mas se você acha que acabou, está enganado!
Afinal, quais as vantagens de investir em um PABX? Vamos citar 6 benefícios cruciais para você.
Redução de custos
Como um dos principais benefícios buscados pelas empresas, a redução de custos com certeza é um ponto muito importante. Sobretudo, para as empresas em crescimento.
O PABX veio para substituir a telefonia tradicional. Por isso, a sua empresa terá uma redução considerável, pois aqui você paga menos pelas ligações por minuto ou até não paga nada. Incrível, não é?
Além disso, ele apresenta baixa manutenção e fácil instalação. Ou seja, um mix de benefícios apenas na primeira vantagem.
Aumento da produtividade
Você já parou para pensar o quanto ficar atendendo telefones pode diminuir a produtividade da sua equipe?
Como ele é conectado com a internet, a sua equipe consegue acessar o sistema de qualquer lugar e a qualquer hora. Para mais, as suas ligações serão mais rápidas fazendo com que a sua equipe gaste menos tempo no atendimento podendo dar mais atenção a outras atividades.
Melhor atendimento ao cliente
Pensando na correria do dia a dia, as pessoas vem buscando um atendimento mais rápido e eficiente ao procurar algum serviço.
Sendo assim, por meio dessa tecnologia, você ainda consegue personalizar a sua ligação. Isso contribuí para que as perguntas mais frequentes possam ser respondidas aos seus clientes sem ocupar a sua equipe gerando mais satisfação.
Por fim, para deixar o atendimento mais moderno, o seu cliente não precisa passar por muitos atendentes.
Estruturação de processos
O quarto benefício de ter esse sistema é que você consegue estruturar melhor a comunicação da sua empresa. Consequentemente, você acelera os processos otimizando o seu trabalho.
Escalabilidade dos seus ramais
Se você precisa de mais telefones conectados a sua central unificada, certamente o PABX é a solução que você precisa.
A inclusão e retirada de ramais usando qualquer modelo do PABX acontece de forma facilitada. O que não gera gastos excessivos a sua empresa e você ainda consegue modificar de acordo com a sua necessidade.
Potencial competitivo
Por último, o potencial competitivo da sua empresa que conta (e muito!) no mercado.
Quanto mais você investir em comunicação, mais a sua empresa tem possibilidade de conquistar clientes e crescer no mercado.
Certamente, essa é uma das vantagens menos comentadas, mas implementando o PABX você consegue dar mais valor a sua marca e projetar uma imagem da sua empresa de forma mais assertiva.
DICA EXTRA!
E aí, vamos com uma dica extra?
Se você quiser fortalecer ainda mais essas e outras vantagens que o PABX traz, basta você fazer a integração com outros sistemas, como a telefonia VoIP.
Nós já falamos isso anteriormente. Mas, é essencial lembrar que assim você pode armazenar ainda mais informações dos seus clientes, fazer ligações com mais qualidade e ainda ter filiais sem sair do seu estado.
Ainda por cima, você terá uma comunicação entre sua equipe e clientes de forma mais segura, pois as ligações são criptografadas de ponta a ponta.
Você ainda quer mais? Então, se liga!
Você e sua empresa ainda terão menos burocracias para ter os serviços de internet e ramais, tendo ainda mais liberdade de cancelar ou contratar quando quiser sendo possível fazer também a portabilidade.
Portanto, acho que deu para entender que o PABX, seja qual for o modelo, pode fazer a sua empresa ser ainda mais de sucesso e conquistar ainda mais o mundo.
Não se esqueça de sempre contar com uma empresa especializada nesse assunto para contratar esse serviço. Ter profissionais qualificados junto com você vai te ajudar ainda mais a ter o serviço de forma segura e sem dores de cabeça, não é mesmo?
Com a Fale Vono, você pode criar um mundo de possibilidades com soluções completas e fáceis de serem adquiridas. Oferecemos também tecnologias de alta qualidade modernizando a operação dos nossos clientes!
Depois de aprender mais sobre o PABX e suas vantagens, ficou até difícil não aderir, não é mesmo? Não perca tempo!
Vamos fazer a sua empresa crescer ainda mais? Conheça nosso PABX Virtual!