Você já parou para pensar em como está a proposta de valor do seu negócio?
A relação produto – cliente pode ser uma das dificuldades que um empreendedor tem ao criar um negócio. Até porque é essa relação que vai mostrar se o terão ou não interesse no seu produto ou serviço.
Por isso, ter uma proposta de valor bem elaborada e eficiente é essencial para o seu sucesso.
Então, se você não sabe fazer uma ou precisa melhorar, esse artigo é para você! Siga a leitura.
O que é o Canvas?
O Business Model Canvas, ou também conhecido apenas como Canvas, é uma metodologia que tem como principal objetivo auxiliar o empreendedor a alinhar o seu negócio. Seja para desenvolver modelo novo ou existente.
Considerada também como uma ferramenta de gerenciamento, o Canvas é um um mapa visual dividido em seções onde são destacadas as descrições formais do negócio.
Para além disso, o Canvas também pode servir como um guia para o planejamento estratégico. Logo, ele deve ser objetivo e estar em constante revisão.
Ou seja, ele é um recurso que auxilia na organização ajudando a criar soluções levando em consideração a demanda de seus clientes.
Após conhecer o conceito, vamos aprender mais sobre como funciona o Canvas.
Como funciona?
De forma geral, o Canvas segue quatro aspectos. Sendo eles:
- Infraestrutura ou “Como?”
- Oferta ou “O que?”
- Clientes ou “Quem?”
- Finanças ou “Quanto?”
Sendo assim, vamos explicar cada um deles.
Primeiramente temos a Infraestrutura. Ela se baseia em três pontos cruciais.
São eles:
- Atividade chave: são aquelas mais importantes para a oferta de valor da empresa
- Parceiro chave: se referem as alianças que complementam o modelo de negócio
- Recursos chave: são os recursos necessários para criar valor para o cliente.
Nesse sentido, enfatizamos que os recursos chave são essenciais para dar funcionamento a empresa. E podem ser intelectuais, financeiros, humanos ou físicos.
Em segundo lugar, temos a oferta. Ou seja, ela descreve a oferta de valor.
Ou seja, é uma descrição geral de que forma a empresa se destaca em relação aos concorrentes e por qual motivo os clientes adquirem os seus produtos/ serviços.
Assim, são descritos os produtos e serviços ofertados pelo negócio para os clientes.
Já em terceiro lugar, temos os clientes. Nesse aspecto é descrito para quem são destinados a produção da companhia.
Logo, inclui três pontos principais. Sendo eles:
- Segmentos de clientes: são detalhados os públicos alvos para os respectivos produtos/ serviços da empresa.
- Canais de venda: você define o meio pelo qual os produtos chegam até o cliente, incluindo o marketing e a rede de distribuição.
- Relacionamento com o cliente: você descreve a gestão de relacionamento com o cliente.
Por último, as finanças. Nesse aspecto você deve pensar sobre dois pontos essenciais. São eles:
- Fontes de custos: refere-se a quais são os custos essenciais da empresa.
- Fontes de receitas: é a maneira como a empresa gera receitas.
Posto isto, agora sim você estará preparado para de fato aprender como fazer uma proposta de valor. Vamos lá?
Entenda como fazer
Como citado anteriormente, o Canvas da proposta de valor é como um mapa ou resumo. Dessa forma, ele deve apresentar seções específicas para a descrição de um determinado produto e do cliente que se interessa por aquele produto em questão.
Com isso, é possível perceber quais são os produtos certos para cada segmento de cliente, assim como avaliar se um produto está se desempenhando bem no mercado.
No Canvas proposta de valor encontram-se o mapa da proposta de valor e o perfil do cliente. Ambos apresentam três segmentações cada, de acordo com o descrito abaixo.
Seguimento do cliente
Se você possui mais de serviço ou produto com mais de um perfil de clientes, preste atenção.
Se for esse o seu caso, é necessário fazer um Canvas para cada produto/ serviço que atende à públicos diferentes.
Logo, inclui três etapas importantes que vão complementar esse recurso.
A primeira etapa é a tarefa do cliente. Essa é a primeira seção que deve ser preenchida. Em síntese, ela indica quais são os desejos do cliente quando ele busca a sua empresa, bem como quais são as ações realizadas por ele em sua vida ou no trabalho e quais os aspectos que ele busca solucionar.
A segunda etapa refere-se as dores. Nesse ponto, tratamos sobre as dores que estão relacionadas à realização das tarefas. Ou seja, devemos especificar quais são os sentimentos diante dos obstáculos e resultados inesperados.
Por fim, o último aspecto são os ganhos. Esses são os benefícios e satisfações que o cliente busca em um produto/serviço. Também estão relacionadas às tarefas.
Mapa de valor
O próximo passo é o mapa de valor. Ele é dividido de três formas, conforme a seguir:
- Produtos e serviços: liste o que você tem para oferecer, como se estivesse organizando uma vitrine para os consumidores.
- Alívio da dor: especifique como seu produto ou serviço gera valor.
- Criação de ganho: relate como é possível que seus clientes obtenham ganhos com o seu produto ou serviço.
Que tal uma dica?
Nesse tópico, você deve fazer algumas perguntas importantes. Por exemplo:
- O que a sua empresa oferecerá aos clientes?
- Quais os seus diferenciais?
- Qual a frequência em que o cliente fará uso do seu serviço/produto?
- Reduzirá os custos do seu cliente?
- É um bom custo-benefício para ele?
- Quais os benefícios que os clientes terão ao consumir os seus serviços/produtos?
- Você conseguirá superar as expectativas do seu público?
Enfim, essas são alguns dos questionamentos que você deve fazer a si mesmo para, de fato, conseguir criar uma proposta de valor de sucesso.
Desse modo, podemos concluir que o Canvas é crucial para todo empreendedor. Afinal, ter uma proposta de valor bem estruturada e eficaz é chave para criar uma empresa que se destaque no mercado.
Lembre-se de fazer as perguntas certas e que a qualidade é melhor que a quantidade. Isto é, tenha uma proposta de valor mais bem estruturada do que vários modelos irrelevantes.
Tudo isso para que você consiga transmitir a mensagem correta sobre a sua empresa e mostrar que você tem a solução que eles precisam.
Mas, vai muito além! Usar o Canvas proposta de valor é essencial para que você tenha uma boa gestão dos seus processos para que você invista em tecnologias corretas e só assim consiga promover a sua empresa.
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