conceito de CRM
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CRM: O que é e como implementar na sua empresa

Por Equipe Fale Vono 

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Se a sua empresa busca por uma melhor gestão referente ao atendimento ao cliente, então ela não pode deixar de implementar o CRM.

Sabemos que o atendimento ao cliente é essencial dentro de uma empresa. Afinal, quanto mais satisfação do cliente, mais vendas para a sua empresa.

Até porque, se você não tiver um bom relacionamento com o cliente, quem vai se interessar pela sua marca?

Então, se você não conhece ou não sabe muito sobre o que é CRM, esse artigo é para você.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o que é o CRM e como você deve implementar na sua empresa.

Vamos lá? Continue com a gente!

O que é CRM?

A sigla CRM é a abreviatura da expressão em inglês Customer Relationship Management. Em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Logo, esse é um termo conhecido que se refere a um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias para gerenciar e analisar as interações da sua empresa com o cliente.

O CRM também é considerado como uma plataforma que armazena informações dos clientes e suas visitas e pontos de contatos com a sua empresa, incluindo ligações telefônicas, visitas a websites, dentre outras.

No entanto, ela também integra outros dados, simplifica tarefas repetitivas, fornece recomendações, entre outras coisas.

Ou seja, é um recurso completo que traz muitos benefícios para a sua empresa fazendo com que o seu cliente seja o centro.

Agora que você aprendeu um pouco do conceito, vamos saber quais benefícios de ter o CRM na sua empresa.

Vantagens

O primeiro passo para ter uma implementação de sucesso e assim, você ter proveito de todos os benefícios, é entender que o CRM não se resume a uma plataforma.

Ele é muito mais do que isso. É necessário um planejamento para que as estratégias do CRM possam dar certo.

O primeiro benefício de ter um CRM é a redução de custos. Como você vai ter todas as informações centralizadas, você economiza tempo e dinheiro, pois em apenas uma única plataforma você consegue acessar e analisar tudo o que precisa.

O segundo benefício é a diminuição de ruídos de comunicação entre a sua equipe. Usando o CRM, a sua equipe terá acesso as mesmas informações em um único sistema fazendo com que ninguém perca nenhum dado.

Como terceiro benefício, não podemos esquecer que com o CRM a sua empresa consegue personalizar campanhas de captação de novos clientes. Uma vez que você conhece mais sobre o seu atendimento e sobre o que o seu cliente precisa, você consegue criar planos mais efetivos. Como consequência, você também aumentará as suas vendas.

E qual empresa não busca mais rentabilidade, não é mesmo?

Sendo assim, você consegue melhorar a experiência do seu cliente garantindo retorno e indicações.

Por fim, você terá uma gestão de processos mais eficiente e com qualidade. Visto que você simplifica o seu processo de vendas, o CRM ajuda a sua empresa a dispensar os processos obsoletos.

É claro que você ainda tem muito mais benefícios. Mas, é preciso implementar o CRM de forma correta.

Pensando nisso, vamos te dar algumas dicas essenciais para você ter um CRM de sucesso. Siga com a leitura!

atendente usufruindo do CRM no atendimento telefônico
Foto – Reprodução: Canva

Como implementar o CRM?

Veja agora em detalhes o passo a passo para implementar o CRM e gerar vantagem competitiva no mercado.

Planejamento

Para a aplicação de uma prática é necessário planejar. E nesta etapa, temos 4 passos cruciais.

Em primeiro lugar, é importante que você faça uma análise da sua empresa. Então, comece pensando as necessidades do seu negócio. Nesse caso, faça algumas perguntas.

Por exemplo:

  • Como é a gestão do relacionamento com o cliente hoje?
  • Quais são os profissionais relacionados a essa área? E quais os processos?
  • Qual é o seu orçamento para o CRM?
  • A empresa está preparada para mudar a cultura empresarial (foco no cliente)?
  • Como são os processos do seu negócio (vendas, marketing, RH, suporte etc.)?
  • Quais são as características do mercado em que a empresa atua?
  • Quem são os concorrentes? Como eles fazem o relacionamento com o cliente?

Diante dessas perguntas, você consegue mapear o cenário atual afim de pensar o que é fundamental mudar.
Em segundo lugar, defina os objetivos. Ao ter um CRM, você deseja apenas aumentar o lucro? Ou também melhorar o seu atendimento?

De toda forma, é preciso definir metas. Como exemplo: desejo aumentar meu lucro em 10% nos próximos 3 meses.

Mas, nada adianta, definir tudo isso sem também designar os responsáveis.

Nesta etapa, você deve estabelecer as responsabilidades de cada um da equipe escolhida.

Por último, escolher a ferramenta de CRM. Então, preste bem atenção!

Existem diversas opções no mercado. Diante disso, você precisa saber o que a ferramenta precisa ter para atender o seu negócio. São pontos relevantes, como: capacidade de armazenamento, qualidade, confiabilidade e outros.

Execução

Logo após, precisamos executar a estratégia de CRM.

O primeiro passo para a execução é criar um fluxograma de atividades para cada processo. Depois, identifique responsáveis, prazos e os resultados esperados.

Sabemos que tudo isso é com base no planejamento. Até porque, foi nesse momento que você reconheceu eventuais problemas.

A seguir, você precisa configurar a ferramenta de acordo com as suas necessidades e alinhar a equipe. Isto é, treinar toda a equipe para que todos dominem.

Análise

Finalmente, é o momento de entender se tudo isso deu certo.

Você lembra que foi definido os resultados esperados?

É com base nesses resultados e metas, que você vai realizar uma análise e verificar se os mesmos foram alcançados.

Caso não tenham sido, é primordial ajustar a estratégia.

Prontinho! Viu como ter um CRM pode favorecer a sua empresa?

Portanto, podemos dizer que ter um bom relacionamento com o cliente e melhorar a sua experiência fará com que a sua empresa crie um bom potencial competitivo.

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