Todo mundo sabe que todo negócio precisa ter fidelização de clientes, não é mesmo?
Afinal, é o cliente que consome o seu produto ou serviço. E, por isso, é essencial que todo negócio tenha uma bom relacionamento com o cliente, assim como boa gestão dos processos.
Por isso, existem diversas ferramentas que contribuem para que a sua empresa possa fazer uma fidelização de clientes eficaz.
E, se você não sabe como fazer ou qual ferramenta usar, esse artigo é para você. Então, vamos lá? Siga com a leitura.
O que é fidelização de clientes?
Antes de conhecermos algumas ferramentas, é necessários aprendermos mais sobre o conceito.
A fidelização de clientes é uma estratégia na qual o objetivo é construir um relacionamento com o cliente. Ou seja, após o cliente ter uma experiência positiva com o seu produto ou serviço, ele sempre volte a fazer negócios.
Esse processo é de extrema importância para a rentabilidade de um negócio. Por isso, é relevante que toda empresa tenha ferramentas para que essa fidelização de clientes seja eficaz e de qualidade.
Mas, quais os benefícios dessa fidelização?
Clientes satisfeitos são a melhor forma de divulgação da sua empresa. Logo, clientes com boas experiências tendem a indicar, além de comprar novamente e até mais.
Isso tudo faz com que a sua empresa tenha mais credibilidade no mercado. O que é excelente para a imagem da empresa criando um bom potencial competitivo.
Por fim, para que tudo isso ocorra, é essencial ter bons recursos e ter definido alguns pontos.
Dentre eles, é crucial que a empresa tenha bem definido:
- Público alvo ou a persona
- Metas, objetivos e resultados esperados
- Script de vendas
- Um bom sistema de telefonia
Além disso, também é importante manter a equipe capacitada, monitorar os processos e comunicar de forma personalizada.
Em outras palavras, podemos dizer que um conjuntos de ações juntamente com as ferramentas adequadas farão com que a sua empresa cresça no mercado.
Agora que você já conheceu um pouco do conceito, vamos dar 4 ferramentas que vão te ajudar nessa fidelização de clientes.
Quais ferramentas usar?
Se você ainda não sabe qual ferramenta usar ou quer algo melhor para ter ainda mais fidelização, se liga nessas dicas.
Pensando nisso, separamos 4 ferramentas que vão fazer a sua empresa ter uma fidelização de clientes de sucesso.
RD STATION
A primeira ferramenta é chamada de RD Station. Dentre as diversas ações desse recurso, você pode usar o e-mail marketing.
É claro que não vale emails cansativos que vão te afastar dos clientes. Mas sim, usar essa tarefa para segmentar contatos para que os recebimentos sejam intencionais.
Para mais, o objetivo da plataforma é te ajudar a entender em que fase do funil de vendas o cliente está. O que é excelente tendo em vista que saber qual fase o seu cliente está te ajudará a oferecer produtos ou serviços certos.
CRM
Outra opção é o CRM. Para quem não conhece, CRM é a abreviatura da expressão em inglês Customer Relationship Management. Em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Ou seja, é um conjunto de tecnologias e estratégias para gerenciar e analisar as interações da sua empresa com o cliente.
Além disso, é uma plataforma que armazena os dados dos clientes e os pontos de contato com a sua empresa. Em outras palavras, quem contatou a empresa e como (exemplo: site, ligações, etc).
De forma geral, é uma excelente plataforma para fidelização de clientes. Isso porque, ela te ajuda a reduzir custos e a centralizar informações facilitando a gestão dos seus processos.
Em um artigo anterior, falamos mais sobre o CRM.
OUTBOUND SALES
O terceiro recurso para te ajudar na fidelização de clientes é o Outbound Sales.
Essa é uma estratégia do marketing digital que serve para te ajudar a aproximar do cliente.
Nesta abordagem de vendas, você define o perfil de cliente e busca contato com ele.
Isto é, você mapeia os potenciais clientes e o seu vendedor entra em contato com eles. Seja por telefone, e-mail ou qualquer outro meio.
Porém, para ter sucesso com essa plataforma, você precisa ter bem definido também um script de vendas para que seus vendedores tenham uma comunicação mais personalizada. Sobretudo, se o contato for por telefone.
E, para além disso, você também pode uni-lo com outras ferramentas, como o CRM que já citamos acima.
UPSELL
Por fim, a famosa estratégia de Upsell.
Essa estratégia de vendas também não deixa de ser uma ótima opção para fidelização de clientes. Ela tem o objetivo de oferecer um produto mais completo onde o cliente gastará um pouco mais.
Porém, a intenção é mostrar que o seu cliente pode ter mais embolsando pouco. O que, na maioria das vezes, funciona.
Um exemplo do dia a dia é quando vamos comprar um lanche. Quando você está finalizando a compra, não aparece uma opção de um combo maior por uma diferença pequena de valor?
Pois então, pensamos que não precisamos de um lanche maior. No entanto, você acaba pensando: porque não ter mais batatas por esse preço pequeno?
Sendo assim, você vai mexer com o psicológico do seu cliente fazendo com que ele compre esse item com um “upgrade”.
Entretanto, atenção!
Lembramos que todas essas plataformas e estratégias são recursos que visam melhorar a experiência do cliente. Assim como também, proporcionar um bom atendimento.
Logo, com esse cliente satisfeito, você terá sempre mais chances de fidelização e mais vendas.
Enfim, vamos para a prática! Basta escolher a melhor ferramenta que se encaixa com o seu negócio e agir!
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