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Homem fazendo uma venda por telefone e gravações de chamadas
Homem fazendo uma venda por telefone e gravações de chamadas

Gravações de ligações: otimização de vendas por telefone

Por Equipe Fale Vono 

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Geralmente, as gravações de ligações são realizadas em um call center, não é mesmo?

Apesar disso, essa é uma prática que traz variadas vantagens, tanto para empresa quanto para o cliente.

De modo geral, é uma estratégia que contribui para fortalecer o relacionamento, otimizar vendas e identificar novas oportunidades de negócio.

Além disso, é um recurso que também tem como objetivo garantir a transparência e segurança jurídica da empresa, bem como assegurar os direitos de seus clientes.

Por isso, ressaltamos que a lei tem regras para a aplicação de gravações de ligações.

Portanto, se você quer saber mais sobre gravações de ligações e como esse recurso pode otimizar suas vendas por telefone, continue a leitura!

Como funcionam as gravações?

O processo de gravar ligações telefônicas é simples. Geralmente, a solução escolhida pela empresa realiza as gravações automaticamente.

Embora seja uma prática comum, é essencial informar ao cliente, durante a ligação, que a conversa está sendo gravada.

Quanto ao armazenamento das chamadas, a empresa pode optar por fazê-lo em um servidor local ou na nuvem, dependendo da solução e do tipo de sistema PABX em uso.

O que a legislação fala sobre gravações?

As gravações de ligações são regulamentadas em lei por meio da Portaria 6523/2008, também chamada de Lei do Call Center e o Código de Defesa do Consumidor: lei n° 8.078/1990.

Em resumo, essas leis servem como ferramentas para exigir melhor qualidade no atendimento que o cliente recebe.

E foi um marco importante por ser responsável pela mudança de como as empresas se relacionam com o cliente.

Mas, segundo essas regras, as gravações nem sempre são obrigatórias. Apesar disso, são muito indicadas devido à segurança que oferecem à ambas as partes.

Por isso, vamos te dar 3 vantagens tanto para empresa quanto para o cliente! São elas:

Para Empresa

  1. Podem resguardar a empresa contra ações judiciais, tendo em vista que as gravações também podem ser consideradas provas;
  2. Contribui para otimização das vendas;
  3. Possibilita uma boa gestão da qualidade do atendimento.

Para o Cliente 

  1. Pode dar feedbacks valiosos para melhoria da empresa;
  2. O cliente pode solicitar uma cópia para as ações judiciais;
  3. Caso você esqueça alguma informação, pode recorrer as gravações.

Agora que você já sabe que gravar ligações é permitido e algumas vantagens, é hora de saber como as gravações podem contribuir na otimização de vendas por telefone.

Mulher em escritório apertando botão de aparelho telefônico para as gravações das chamadas
Foto – Reprodução: Pinterest

Como as gravações otimizam as vendas por telefone?

Apesar de já termos mencionado alguns benefícios das gravações, é hora de entender mais sobre como essa ferramenta pode auxiliar sua empresa na otimização das vendas por telefone.

Vamos lá? Continue lendo!

Nas vendas, as gravações de ligações visam contribuir para o desenvolvimento do vendedor. Nesse sentido, tanto o gestor quanto o vendedor podem utilizar as gravações para analisar os erros e sugestões dos clientes, identificando áreas que podem ser aprimoradas.

Assim, isso ajuda a aperfeiçoar a equipe de vendas por meio de feedbacks.

Portanto, gravar ligações de vendas pode ser benéfico para:

Aperfeiçoar o discurso de vendas

Ao entender os erros na abordagem da equipe através das gravações, o gestor e a equipe podem mudar as técnicas de abordagem para que aumente a possibilidade de vendas por telefone.

Desenvolver habilidades dos vendedores

Diferentemente do discurso de venda, que é algo relacionado a empresa, a habilidade do vendedor desenvolvida nas vendas por telefone são ligar, negociar, argumentar e tirar dúvidas dos possíveis clientes. Este fator é crucial para um vendedor ter alto desempenho.

Atendente fazendo uma venda por telefone e as gravações das chamadas
Foto – Reprodução: Pinterest

Entender melhor como os clientes reagem ao vendedor

Nesse aspecto, o vendedor deve usar um tom adequado e adaptar a linguagem ao público. Isso faz o cliente se sentir especial, proporcionando um tratamento individualizado que favorece tanto o feedback quanto as chances de fechar negócio. Portanto, é essencial gravar a ligação por completo.

Gerenciamento de tempo do gestor

Por fim, ao adotar a cultura de ouvir e avaliar as ligações, a equipe de vendas e o gestor podem identificar quais ligações são relevantes e necessitam de discussão. Isso ajuda o gestor a otimizar o trabalho em equipe e gerenciar melhor o seu tempo com eles.

Além disso, as gravações de ligações também possibilitam o desenvolvimento de treinamentos para aprimorar a qualidade da equipe. Assim, ao capacitar a equipe, os resultados se tornam ainda melhores.

Portanto, a utilização desse recurso dentro da sua empresa cria um grande diferencial competitivo no mercado em favor da empresa, aumenta a satisfação dos seus clientes, impulsiona as vendas e torna os processos mais eficientes e ágeis.

Você também vai gostar de saber: App para gravar ligações.

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