Ao contrário do que muitos imaginam, as ligações telefônicas ainda são muito comuns se tornando um dos principais meios de comunicação entre empresas e clientes. Assim, com os avanços da tecnologia em comunicação, hoje possuímos diversas formas de realizar as ligações, inclusive com a internet.
Tendo em vista essas mudanças, um dos sistemas mais utilizados pelas empresas vem sendo a telefonia VoIP. Afinal, o serviço oferece muitas vantagens.
Mas, para aproveitar todas elas, as empresas precisam investir em uma boa velocidade de internet para que se tenha uma boa qualidade das ligações.
Pensando nisso, se você ainda não usa o sistema VoIP ou já tem e quer melhorar a qualidade, esse artigo é para você!
Nele, vamos tratar sobre como escolher a velocidade da internet para você e a sua empresa terem boas ligações.
Continue a leitura!
Como funciona o sistema VoIP?
Antes de decidir qual a velocidade de internet a sua empresa precisa contratar, é essencial que a gente compreenda um pouco sobre o conceito e como funciona o sistema VoIP.
VoIP é a abreviação de “Voice Over Internet Protocol”, que em português significa Voz sobre protocolo de Internet, ou também é conhecido por Voz sobre IP ou sistema VoIP.
De modo geral, esse sistema é bem simples. O seu objetivo principal é substituir a telefonia tradicional utilizando equipamentos para conexão à internet para transmitir som, fax e vídeo na mesma rede ou LAN. E como exemplos dessa telefonia VoIP, temos o Whatsapp, Skype e até o Messenger.
Sendo assim, se a sua internet falha durante uma ligação, você percebe o problema no mesmo instante com um picotamento de voz, por exemplo.
E esse fato pode causar prejuízos ao seu negócio como uma experiência ruim com o seu cliente, prejudicando a imagem da sua marca.
Logo, se o cliente tem uma experiência ruim, ele pode pensar muito bem antes de comprar o seu produto ou serviço. Nesse sentido, algo que parece bobo, pode fazer com que a sua empresa perca vendas.
Então, torna-se essencial que a sua empresa invista bem na internet para não ter esses problemas conseguindo aproveitar com qualidade todos os benefícios do sistema VoIP.
Como calcular a velocidade da internet ideal?
Agora que você compreendeu um pouco de como funciona esse sistema, chegou a hora de calcular a velocidade da internet ideal para usar na sua empresa.
Também conhecida por “largura de banda”, a velocidade da sua Internet é a velocidade que você tem direito de usar para enviar e receber dados através do acesso fornecido por seu provedor.
Assim, quanto maior for a quantidade de largura de banda, melhor será essa transmissão de dados.
Pensando nisso, para determinar essa quantidade, o primeiro passo é analisar o volume de chamadas que a sua empresa faz e recebe.
Contudo, caso você não tenha como fazer essa análise, o melhor é considerar o seu volume de chamadas de pico e verificar se o seu serviço de internet é o suficiente durante as horas mais movimentadas.
Além disso, apesar da navegação na web e o acesso aos e-mails não proporcionarem muito impacto, é essencial também que você considere outras atividades online da equipe.
Nesse sentido, é importante que você considere estes fatores também no seu cálculo.
Quanto de internet sua empresa deve contratar?
Como as provedoras de internet não entregam o total de velocidade de uploads contratados, a Anatel (Agência Nacional de Comunicações) estipulou como regra, que as operadoras entreguem até 10% de upload, o que seria 1 mega de upload para uma internet de 10 megas. Isso para garantir o direito do consumidor.
Logo, considerando os fatores citados anteriormente e a sua empresa fizer muitas ligações, daremos um exemplo.
A sugestão é que cada ramal da sua empresa utiliza uma média de 100kbps (kilobit) de download e upload por ligação, significando que com esses mesmos 10 megas uma empresa de até 10 ramais teria um bom resultado com a chamadas feitas por VoIP.
Acima disso, é passível de queda na qualidade se não aumentar a capacidade.
Porém, uma outra dica é utilizar um site ou algum aplicativo que forneça dados sem custo sobre quanto de internet a sua empresa já consome com o uso de outras atividades online e ligações recebidas, bem como a quantidade atualizada de internet fornecida pelo seu provedor.
Enfim, isso vai contribuir na sua análise de se a quantidade de internet que a sua empresa já utiliza é suficiente ou se será necessário contratar um pacote maior.
A importância de contratar um bom fornecedor
Por fim, tanto para contratar uma boa internet quanto um sistema VoIP eficiente é vital que você escolha um bom fornecedor.
Para que a sua empresa não proporcione experiências indesejadas aos seus clientes, é preciso contratar quem realmente entende do assunto.
A Vono é uma operadora de telefonia voltada para o mercado de voz sobre IP (VoIP), autorizada pela Anatel.
Estamos presentes em mais de 900 cidades brasileiras onde contamos com mais de 50 mil clientes. Há mais de 15 anos no mercado, oferecemos soluções completas e fáceis de serem adquiridas.
Nós trabalhamos com as menores tarifas, sem fidelidade ou burocracia e ainda te auxiliamos na análise da quantidade de internet que você precisará contratar para que a sua empresa adquira o plano mais adequado.
Tudo isso para que a sua empresa possa garantir uma boa qualidade no atendimento para os seus clientes.
Portanto, agora que você já sabe o que é necessário para saber como escolher a velocidade de internet, chegou o momento de contratar e aproveitar todas as vantagens.
Potencialize sua comunicação com as soluções da Fale Vono!
Você também vai gostar de saber: Gravações de ligações: otimização de vendas por telefone