De um tempo para cá, tem se tornado cada vez mais necessária a adoção de procedimentos de segurança em quaisquer que sejam os assuntos. Inclusive, certamente você já utiliza sistemas de biometria para proteger dados diversos, não é mesmo? Contudo, já pensou na importância e na aplicação da biometria de voz?
É bem verdade que esse recurso não está ainda amplamente estabelecido. Mas, já temos boas experiências e ampla utilização da de biometria na autenticação e segurança de dados. Assim, o próximo passo é que você conheça e passe a adotar a biometria de voz como potencializador dessa segurança.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, basta ficar por aqui com a gente e seguir esta leitura até o final!
O que é biometria?
Por já ter utilizado em diversas versões, você já deve ter percebido que se trata de um método de autenticação que se baseia em características biológicas e comportamentais de determinado indivíduo. A partir de ações como reconhecimento da íris, impressões digitais, padrões de escrita e elementos de voz é possível dar autenticidade a determinado acesso. Isso porque, tratam-se de características exclusivas de cada indivíduo.
Vantagens da biometria de voz
Conforme já adiantamos, há muitas vantagens em se fazer a utilização da biometria por voz, especialmente em serviços de atendimento. A primeira delas, também já citada acima, é a agilidade do atendimento. Isso acontece à medida que o reconhecimento é feito de forma ágil.
Com todas essas vantagem e imediatismo, se tem uma otimização de tempo e de recursos gastos em um mesmo atendimento. Assim, o tempo que sobre pode ser aplicado em uma próxima tarefa.
Por fim, o melhor ganho com essa tecnologia é quanto a segurança. Como parâmetros biológicos não podem ser roubados, tem-se um aumento significativo na autenticação e proteção de dados.
Biometria de voz e sua aplicação à segurança
Dentre as possibilidades de autenticação por biometria, a biometria de voz é das mais aplicáveis à comunicação. Aliás, é também das mais úteis e seguras. Isso porque, se trata de um elemento único e exclusivo de cada cliente, o que inibe fraudes.
Quando se trata de serviços de atendimento, por exemplo, essa é uma grande ferramenta. Além da própria segurança que se espera, também há um ganho na qualidade e eficiência do atendimento. Afinal, a partir desse tipo de utilização, o cliente sequer precisa fornecer dados como senhas ou informações sigilosas pessoas que, se roubadas, causam um grande estrago.
Enquanto esse tipo de sistema consegue identificar, em tempo real, a autenticidade do cliente na linha, ele também pode fazer o contrário. Ou seja, é uma excelente ferramenta para identificar que determinado contato pode ser uma tentativa de fraude.
Mais do que isso, o próprio sistema faz uma espécie de reserva de dados de possíveis fraudadores. Dessa forma, além de comparar com a voz do cliente, ao identificar que não se trata dela, há uma análise com a base de dados de fraudadores. Isso ajuda a reconhecer reincidências de pessoas de má fé e acrescenta à base aqueles que ainda não são reconhecidos.
Como potencializar a segurança
Contudo, obviamente, o sistema não é perfeito. Afinal, se trata de reserva de dados em bases de computadores. Ou seja, fora de uma proteção intencional, podem sofrer ataques de hackers. Logo, a fim de garantir que a biometria de voz atinja seus objetivos, é preciso guardar algumas questões.
Faça a implementação correta
O primeiro passo é a implementação, e ela já deve começar com tudo. Isso significa que, cada passo dado nessa fase precisa ser devidamente analisado e dado com responsabilidade. Assim, a primeira decisão é fazer a instalação com profissionais qualificados.
A escolha correta desses profissionais vai garantir uma configuração adequada e um funcionamento conforme o objetivo. A partir disso, a utilização realmente será seguro.
Escolha um bom provedor
Como se trata da guarda de informações de segurança, é preciso que se tenha uma boa estrutura de provisão de internet e telefonia. Então, é necessário fazer uma boa escolha de provedor, que atenda às necessidades do negócio e garantam a proteção que se necessita.
Um bom provedor precisa possuir tudo quanto seja necessário para ofertar a tecnologia de biometria de voz. Isso significa o fornecimento de serviços de qualidade e assistência especializada para soluções cada vez mais personalizadas.
E, então, está convencido das vantagens da biometria de voz? Embora seja verdade que nada é 100% eficaz, é muito bom ver o quanto a tecnologia caminha para potencializar cada vez mais os níveis de segurança. Então, vale a pena investir no aumento dessas vantagens!
Você também vai gostar de saber: A importância do registro de chamadas