Todos nós sabemos que uma das funções das empresas é realizar cobrança no telemarketing, não é mesmo? Apesar de muitas pessoas não gostarem de cobrar ou até de serem cobrados, essa é uma função importante.
No entanto, essa cobrança no telemarketing deve ser feita de forma estratégica e cautelosa, pois se feita incorretamente, pode causa ainda mais insatisfação do cliente gerando riscos até mesmo de perdê-lo.
Por essa razão, selecionamos algumas dicas para a sua empresa fazer uma jornada de cobrança mais assertiva garantindo para além do pagamento, a satisfação do seu cliente.
Continue a leitura e descubra como criar uma jornada de cobrança no telemarketing na sua operação!
Dicas para uma jornada de cobrança no telemarketing assertiva!
Quando falamos de telemarketing, sabemos que uma de suas funções é realizar a cobrança de pendências, não é mesmo?
Mas, sabemos também que para isso ser feito é preciso que a operação seja bem treinada para que aumente as chances de pagamento e a preservação de um bom relacionamento com o cliente.
Pensando nisso, chegou a hora de sabermos como fazer todo esse processo!
A nossa primeira dica para o seu negócio é que antes de tudo, você deve conhecer o seu cliente. Mas, o que isso significa?
Como já falamos, negociar dívidas não é algo muito agradável. Sendo assim, é preciso que a sua equipe tenha empatia pelo seu cliente buscando fazer a cobrança no telemarketing de forma humanizada.
Isso significa que você deve tentar compreender as dores de seu cliente afim de buscar alternativas para a recuperação de crédito.
Agora que você já sabe sobre quem é o seu cliente e o momento que ele está passando, chegou o momento de montar a estratégia para criar uma jornada de cobrança.
Como criar uma jornada de cobrança no telemarketing?
Não existe uma regra, mas existem variadas alternativas que a sua empresa pode aderir para essa jornada. Afinal, sabemos que o telemarketing é o principal meio de realizar essas cobranças.
E, por isso, existem pontos chave que podem contribuir tornando essa jornada mais prática e assertiva.
Como citamos anteriormente, conhecer o seu cliente é o primeiro passo para ter uma cobrança no telemarketing de sucesso.
Assim, você também precisa ter outros meios alternativos que podem ajudar o telemarketing a realizar uma cobrança menos desconfortável.
Dessa forma, você pode apostar em atendentes virtuais como os chatbots ou até mesmo em um atendimento omnichanel.
Essas duas tecnologias de atendimento proporcionam atendimentos que geram mais autonomia e confiança, além de oferecer atendimentos personalizados.
Ou seja, além da sua empresa resolver o problema, ainda possibilita um atendimento de integração, sem falhas na comunicação acelerando todo o processo e melhorando a experiência do cliente.
Além disso, uma outra alternativa é ter um sistema de telefonia personalizado. Isto é, ainda que as cobranças sejam feitas por telefone, elas também devem buscar manter um relacionamento agradável com o cliente.
Para isso, você deve buscar uma operadora de telefonia que ofereça serviços mais flexíveis, simplificando a comunicação e garantindo economia e qualidade, como no sistema de telefonia VoIP.
Vantagens de investir na jornada de cobrança com tecnologias
Você sabia que existem inúmeras vantagens em ter uma jornada de cobrança no telemarketing alinhada à satisfação do seu cliente usando tecnologias avançadas?
Fazer o uso de chatbots, omnichanel ou sistemas de telefonia avançados podem trazer muitos benefícios no momento da cobrança. Por isso, selecionamos 6 principais. Veja abaixo:
- Diminuição da inadimplência;
- Automatização de processos;
- Aumento da produtividade da equipe;
- Aumento da eficiência;
- Aumento da satisfação dos clientes;
- Redução de custos para a operação.
Portanto, agora que você já sabe como ter uma jornada de cobrança no telemarketing alinhada à satisfação e os benefícios das estratégias, chegou a hora de investir e praticar!
Então, não perca tempo de seguir as nossas dicas e tornar o momento de cobrança da sua empresa com soluções favoráveis tanto para o seu negócio quanto para o seu cliente.
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