prefixo 0303
prefixo 0303

Prefixo 0303 em ligações de telemarketing

Por Equipe Fale Vono 

hs

Sabemos que as empresas de telemarketing realizam muitas ligações. Seja para oferecer produtos ou serviços ou para cobranças de dívidas. Por isso, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) decidiu criar um prefixo para ajudar as empresas e os consumidores: o prefixo 0303.

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre o prefixo 0303 anunciado em 2021 pela ANATEL. Apesar disso, o uso desse prefixo começou a vale a pena apenas a partir de março de 2022 para que até essa data as empresas pudessem se adaptar e entender melhor.

Então, para ajudar você nessa também, vamos falar tudo sobre esse assunto! Vamos lá? Continue a leitura!

O QUE É O PREFIXO 0303?

O uso obrigatório do prefixo 0303 se deu para auxiliar os consumidores na identificação de ligações feitas pelo telemarketing ativo e garantir o direito de todos os consumidores de decidir se vão aceitar ou não a chamada.

O telemarketing ativo, para quem não sabe, consiste na prática de entrar em contato com clientes em potencial (ou também chamado de leads) com a finalidade de oferecer produtos ou serviços.

Esse contato é considerada uma forma de estimular o relacionamento do cliente com a empresa e pode ser feito tanto por ligações quanto por mensagens, inclusive áudios e textos enviados por aplicativos, como o Whatsapp, por exemplo.

Assim, o documento que estabelece a obrigatoriedade do prefixo 0303 é o Ato nº 10.413/2021. Então, é a partir dessa ato que todas as regras foram anunciadas e estabelecidas.

Dentre as regras e orientações, temos:

Dentre as normas estabelecidas na lei, ainda temos algumas regras, como:

  • O Código Não Geográfico 303 é de uso exclusivo para atividades de telemarketing ativo 
  • O código será utilizado junto ao prefixo nacional 0 e seguido pelo número da empresa: 0303 41 XXXXXXXX 
  • O número com o prefixo deve aparecer claramente no visor do aparelho do consumidor 
  • Só é permitido a reserva de um código por CNPJ 
  • As operadoras de telefonia devem realizar o bloqueio de chamadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor 

Além disso, cada empresa que realiza o telemarketing ativo, precisa reservar um código exclusivo. Dessa forma, cada empresa terá o seu contribuindo para que não haja repetições e maiores problemas entre as empresas e até para com os clientes.

prefixo 0303
Foto – Reprodução: Depositphotos

COMO FAZER A RESERVA DO CÓDIGO?

Se a sua empresa ainda não reservou um código exclusivo, o processo é bem simples.

Veja abaixo!

A sua empresa precisa acessar o novo Sistema de Administração do Plano de Numeração, o nSAPN. Em seguida, você deve selecionar o CNG 303. Após isso, é possível consultar os códigos gerados automaticamente pelo sistema. Ou também, consultar a disponibilidade de um número específico, caso você deseje ter um.

Após selecionar o código desejado, é necessário preencher um formulário com os dados completos da empresa. E depois, é só confirmar a reserva.

Concluindo tudo isso, agora a sua empresa deve encaminhar todas as informações do código e o protocolo para a operadora de telefonia.

prefixo 0303
Foto – Reprodução: Depositphotos

Você ainda tem dúvida se a sua empresa precisa do prefixo 0303?

Como citamos anteriormente, o prefixo 0303 é apenas para empresas que executam o telemarketing ativo.

Portanto, se o call center a sua empresa realiza cobranças ou pesquisas por telefone, a sua empresa não precisa garantir o código e o prefixo 0303.

Entretanto, caso a sua empresa utilize ambos os modelos (telemarketing ativo e receptivo), a ANTEL orienta usar o mesmo número da operação ativa, com o prefixo 0303, também para a operação receptiva.

Enfim, caso você seja um consumidor que não deseja receber chamadas com prefixo 0303, você também pode solicitar o bloqueio desses contatos para a sua operadora.

Agora você já sabe tudo sobre como funciona e o que de fato é o prefixo 0303. Confira nossa dica extra!

DICA EXTRA!

Para ajudar ainda mais no seu conhecimento, nós fizemos um post exclusivo explicando mais sobre os benefícios que o prefixo 0303 pode trazer para a sua empresa.

Se você busca melhor gerenciamento de chamadas, otimização e melhor relacionamento com o cliente, o prefixo 0303 pode ser uma excelente estratégia.

Leia o nosso outro artigo no blog clicando aqui e saiba mais sobre os benefícios do prefixo 0303 para o seu negócio!

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos

Seja Fale Vono

Tenha em suas
mãos a tecnologia
do futuro