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disparo sms em massa
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Boas práticas de SMS Marketing

Por Equipe Fale Vono 

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Com o crescimento do uso de dispositivos móveis, o SMS Marketing se tornou uma das estratégias mais populares entre as empresas para se comunicar com seus clientes. A possibilidade de enviar mensagens diretas e personalizadas para o público-alvo tem gerado resultados cada vez mais expressivos. E, por isso, o disparo SMS em massa tem se tornado uma prática comum no marketing digital.

Neste post, vamos apresentar as melhores práticas para a realização de disparo SMS em massa, bem como os benefícios dessa estratégia. Além disso, vamos explicar como funciona o SMS Marketing e quais são os passos para colocá-lo em prática.

Boa leitura!

O QUE É SMS MARKETING?

O SMS Marketing é uma estratégia de marketing direto que se utiliza do envio de mensagens de texto para os clientes ou potenciais clientes de uma empresa. Essas mensagens podem ser enviadas para números de celulares previamente cadastrados, com o objetivo de promover um produto ou serviço, divulgar uma oferta ou fazer um convite para participar de um evento, por exemplo.

Ao contrário do que se pensa, o SMS Marketing não se restringe apenas às mensagens promocionais. Ele pode ser utilizado também para ações de relacionamento com o cliente, como o envio de informações sobre o status de um pedido, confirmações de agendamento, entre outros.

disparo SMS em massa
Foto – Reprodução: Depositphotos

COMO FUNCIONA?

O disparo SMS em massa (ou SMS Marketing) funciona de forma bastante simples. Para começar, é necessário ter uma base de dados com os números de celulares dos clientes ou potenciais clientes.

Essa base pode ser obtida de diversas formas, como por meio do cadastro no site da empresa, da participação em eventos, da interação nas redes sociais, entre outras.

Logo, com a base de dados em mãos, é possível criar uma mensagem personalizada e enviar para todos os contatos da lista, por meio de uma plataforma de envio de SMS. Essa plataforma é responsável por enviar as mensagens de forma automatizada, permitindo o gerenciamento e o monitoramento das campanhas.

Então, você achou que o SMS tinha saído de moda com o avanço dos aplicativos de mensagens como Whatsapp? Você está enganado!

Como podemos ver, o SMS ainda é uma funcionalidade que pode ser muito utilizada e que apresenta uma taxa de abertura com alta porcentagem.

BENEFÍCIOS DO DISPARO SMS EM MASSA

O disparo SMS em massa apresenta uma série de benefícios para as empresas que optam por utilizá-lo como estratégia de marketing. Entre eles, podemos destacar:

1. Alcance

Uma vez que a grande maioria dos celulares está sempre por perto, as mensagens de texto têm uma taxa de abertura próxima a 100%, o que garante o alcance da mensagem para o público-alvo.

Como falamos anteriormente, o SMS é uma funcionalidade que permite um envio para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Com isso, é muito mais fácil mandar um SMS do que várias mensagens de texto por Whatsapp.

Por isso, é uma solução considerada com alto alcance trazendo consigo bons resultados!

2. Personalização

Em segundo lugar, é possível personalizar as mensagens de acordo com o perfil do cliente ou potencial cliente. Isso aumenta a relevância da comunicação e a chance de conversão visto que o cliente se sentirá mais notado pela empresa.

3. Rapidez

Sabemos que o envio de mensagens de texto é imediato e não depende da conexão com a internet. Por isso, o disparo SMS em massa garante a entrega rápida da mensagem.

4. Custo-benefício

O SMS Marketing é uma estratégia de baixo custo em relação a outras formas de marketing, como a publicidade em mídias tradicionais, por exemplo.

5. Maior engajamento

As mensagens de texto têm uma taxa de engajamento mais alta do que outras formas de comunicação, como e-mails ou ligações telefônicas. Isso significa que o público-alvo tende a interagir mais com as mensagens recebidas via SMS, aumentando a chance de conversão.

disparo SMS em massa
Foto – Reprodução: Freepik

6. Aumento da fidelidade do cliente

Ao utilizar o disparo SMS em massa para se comunicar com seus clientes, você pode fortalecer o relacionamento com eles e aumentar a fidelidade. Isso pois, ao enviar mensagens personalizadas e relevantes, você demonstra que se importa com o cliente e está atento às suas necessidades.

Dessa forma, os clientes ficarão mais abertos a conhecer a sua marca, engajar e até mesmo adquirir produtos ou serviços. Ou seja, além de aumentar a fidelidade, você ainda aumenta o reconhecimento da sua marca no mercado.

7. Maior alcance em campanhas urgentes

Em situações de urgência, como alterações de horários de eventos ou mudanças na data de entrega de um produto, o disparo SMS em massa é uma forma eficaz de comunicar essas informações de forma rápida e eficiente.

8. Possibilidade de segmentação

Você sabia que personalização do SMS não é apenas sobre o tratamento com o seu cliente?

Outro benefício essencial do disparo SMS em massa é a possibilidade de segmentar a base de dados de acordo com critérios específicos, como localização geográfica, interesses ou comportamentos de compra, por exemplo.

Ou seja, é um recursos que permite enviar mensagens mais relevantes e aumentar a chance de conversão.

9. Baixo custo de criação e produção

Ao contrário de outras formas de marketing, como a produção de vídeos ou a criação de anúncios para mídias sociais, o SMS Marketing é uma estratégia de baixo custo de criação e produção. Isso permite que empresas de todos os tamanhos possam utilizar essa estratégia para se comunicar com seu público-alvo.

Agora, para a sua empresa aproveitar todos esses benefícios e alcançar uma comunicação muito mais efetiva e segura, é preciso seguir boas práticas para implementação!

E é sobre isso que falaremos a seguir! Confira nossas dicas!

DISPARO SMS EM MASSA: PASSOS PARA COLOCAR EM PRÁTICA

Agora que você já sabe o que é o SMS Marketing e quais são seus benefícios, é hora de colocar em prática. Para isso, selecionamos algumas boas práticas que você deve seguir.

Veja abaixo!

Defina o objetivo da campanha

Antes de enviar qualquer mensagem, é fundamental ter claro qual é o objetivo da campanha. Para isso, você deve responder perguntas, como:

  • Quero vender um produto?
  • Divulgar uma promoção?
  • Fazer um convite para um evento?
  • Aumentar o reconhecimento da minha marca?
  • Qual parte do meu público alvo desejo atingir? Potenciais clientes? Clientes fidelizados?

Assim, identifique o que você quer comunicar e qual ação espera que o destinatário tome. Ao responder esses critérios, você está pronto para pensar na sua mensagem e personaliza-la antes de enviar.

Selecione a base de dados

Após definir o objetivo da campanha, selecione a base de dados que será utilizada para enviar as mensagens.

Para esse fim, certifique-se de que os números de celular estejam atualizados e de que os destinatários tenham optado por receber comunicações da empresa.

Crie a mensagem

O próximo passo é criar a mensagem que será enviada. É importante que a mensagem seja objetiva, clara e direta, com um call-to-action (chamada para ação) para incentivar a conversão.

Escolha a plataforma de envio

Existem diversas plataformas de envio de SMS no mercado, não é?

Nesse sentido, escolha aquela que melhor se adequa às necessidades da sua empresa, levando em consideração o custo, a facilidade de uso e as funcionalidades oferecidas.

Realize o disparo SMS em massa

Com a base de dados selecionada, a mensagem criada e a plataforma de envio escolhida, é hora de realizar o disparo. Lembre-se de agendar a data e horário da campanha, para garantir que as mensagens sejam enviadas no momento mais adequado para o público-alvo.

Você ainda não tem certeza do melhor horário para realizar o disparo? Então, veja o passo a seguir.

disparo SMS em massa
Foto – Reprodução: Freepik

Faça testes

Antes de enviar as mensagens para toda a base de dados ou apenas para uma segmentação específica, faça testes com um grupo reduzido de destinatários.

Contudo, você pode realizar esses testes de diferentes formas. Por exemplo, mandar a mesma mensagem em dias diferentes, ou apenas em horários diferentes em uma mesmo dia.

Além disso, você também deve analisar métricas sobre esses testes, como taxa de clique e de abertura, para ter certeza de que esse dia e esse horário, de fato, são efetivos.

Isso tudo é primordial, pois permite avaliar a efetividade da mensagem e identificar possíveis erros ou problemas antes de enviar para um número maior de pessoas.

Use gatilhos mentais

Outra dica vital para aumentar a conversão da campanha é utilizar gatilhos mentais na mensagem.

Por exemplo, use a escassez para criar um senso de urgência, informando que a promoção é válida somente até determinada data. Isso fará com que a pessoa reflita sobre e pelo fato de ter a sensação que poderá ficar sem aquele produto, ela vai querer adquirir agora.

Personalize a mensagem antes do disparo SMS em massa

Como já citamos anteriormente, quanto mais personalizada a mensagem, maiores as chances de conversão. Como exemplo, você pode utilizar o nome do destinatário para tornar a comunicação mais pessoal.

Monitore as campanhas

Você achou que é importante monitorar apenas o testes? Não não!

É importante monitorar as campanhas em tempo real para avaliar os resultados e identificar possíveis problemas. Desse modo, selecione métricas relevantes para a sua empresa, como a taxa de abertura e de conversão, e verifique-as.

Analise os resultados

Após o fim da campanha, analise os resultados para identificar o que funcionou e o que não funcionou. Com base nessa análise, faça ajustes para aprimorar as próximas campanhas.

Mantenha a frequência adequada

Para manter o interesse do público-alvo, é importante enviar mensagens com frequência adequada. Porém, evite enviar mensagens com muita frequência tendo em vista que pode causar cansaço e rejeição.

Ofereça um benefício

Por último, para incentivar a conversão, ofereça um benefício ao destinatário, como um desconto ou um brinde. Isso aumenta a percepção de valor da mensagem e a chance de conversão.

CONCLUSÃO

Enfim, o disparo SMS em massa é uma estratégia eficiente e de baixo custo para se comunicar com o público-alvo, aumentar o alcance e a conversão de uma campanha.

Seguindo as nossas dicas, você está pronto para fazer o disparo SMS em massa e obter resultados expressivos em suas campanhas de marketing. Lembre-se sempre de respeitar as leis e regulamentações referentes ao envio de mensagens de texto, para garantir a melhor experiência para os destinatários e evitar problemas legais para sua empresa.

Portanto, a solução de disparo de SMS da Fale Vono é a escolha perfeita para empresas que buscam uma forma eficiente e eficaz de se comunicar com seus clientes. Com essa solução, sua empresa pode alcançar uma comunicação mais assertiva e multicanal com seus clientes, além de poder utilizar o SMS para diversas finalidades. Aproveite as vantagens do SMS Marketing e conheça a solução de disparo de SMS da Fale Vono!

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