Todo mundo que já precisou utilizar o serviço de um call center já deve ter visto sobre SAC e Ouvidoria, não é mesmo?
Entender a diferença desses serviços é de extrema importância, não apenas para o consumidor, mas também para as empresas que buscam um melhor relacionamento com seus clientes.
Para uma empresa ter sucesso em seu relacionamento com o cliente, é preciso entender a diferença de SAC e Ouvidoria, bem como oferecer um serviço de telefonia e atendimento de excelência. E, apesar de serem serviços vistos mais em call centers, empresas pequenas também podem oferecer.
Por isso, selecionamos as principais diferenças entre os serviços de SAC e Ouvidoria que todas as empresas devem saber.
Então, siga a leitura!
Quais as diferenças entre SAC e Ouvidoria?
As duas ferramentas apresentam funções semelhantes causando uma grande dúvida para os usuários e até mesmo para empresas.
Porém, a principal diferença entre SAC e Ouvidoria é a sua função. De modo geral, o SAC é uma ferramenta que tem como objetivo permitir o suporte ao cliente sendo utilizado para tirar dúvidas.
Por outro lado, a ouvidoria é uma ferramenta que tem como objetivo coletar feedbacks de clientes repassando para o departamento responsável.
Vale lembrar que tais feedbacks podem ser tanto negativos como positivos e basta a empresa gerencia-los de forma estratégica.
Além disso, é crucial entender que tais ferramentas podem ser utilizadas através da telefonia, por formulários, ou até os dois, por exemplo.
Como usar SAC e Ouvidoria?
O SAC e a Ouvidoria são duas ferramentas que devem ser utilizadas pelas empresas, pois possuem funções vitais que se gerenciadas estrategicamente conseguem melhorar o relacionamento da empresa com o cliente.
Em outras palavras, podemos dizer que são ferramentas cruciais para que a empresa mostre sempre uma busca por um relacionamento mais transparente com seus clientes.
Com isso, você sabe como funciona cada uma dessas ferramentas?
SAC
O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) é ideal para que a empresa tenha um suporte de qualidade.
Para que seja um serviço prestado com excelência, ele é regulamentado pelo decreto 6.523/2008 que tem como objetivo fixar normas gerais.
Desta forma, se você possui um negócio como seguradora ou plano de saúde, por exemplo, você é obrigado pela lei a oferecer este tipo de serviço.
Além disso, lembramos que pela lei esse serviço deve ter funcionamento 24 horas em todos os dias da semana e também ser gratuito para o cliente.
Então, se você tem um negócio que exige este tipo de serviço, deve se lembrar desse custo adicional. Mas, uma boa dica é usar a telefonia VoIP para que o seu custo seja menor e com maior qualidade.
Portanto, em resumo, é um serviço para tratar recorrências de dúvidas de seus clientes, como um suporte.
Ouvidoria
Já o serviço de Ouvidoria é usada como coletora de feedbacks em que recebe reinvindicações, reclamações, elogios e até sugestões para que a empresa também melhore seus processos internos para melhor atendê-los.
De forma prática, a ouvidoria é um meio de comunicação responsável por assumir a responsabilidade em casos que não foram solucionados em outros contatos.
Assim, podemos dizer que é um serviço de peça chave para o bom funcionamento do seu negócio.
Como oferecer esses serviços com alta qualidade?
Agora que você já compreendeu a diferença e os benefícios dessas ferramentas para o seu negócio e para o cliente, chegou a hora de receber uma dica de ouro: como ofertar esses serviços de forma eficiente e reduzindo custos?
A tecnologia VoIP é o melhor sistema de telefonia atual e que vem ganhando o coração de muitas empresas por aí.
Isso porque é um sistema eficiente, prático e muito seguro.
Com o avanço da tecnologia e do meio digital, os sistemas de telefonia também precisaram se adaptar. E não é apenas os aparelhos telefônicos.
Assim, observamos que a internet chegou com tudo para favorecer ainda mais a nossa comunicação e é claro que a telefonia não ficou para trás.
Portanto, a nossa dica de ouro para o seu negócio é além de oferecer os serviços de SAC e Ouvidoria, você pode oferta-los através de formulários, bem como por ligações.
Mas, para que as ligações sejam assertivas, a tecnologia VoIP permite que o seu negócio tenha ligações personalizadas, gerenciamento do histórico de ligações, gravação, e muito mais.
Portanto, uma série de benefícios que permitirão uma redução de custos para o seu negócio, zero custo para o seu cliente e um relacionamento personalizado, humanizado e muito eficiente.
Enfim, agora que você aprender mais sobre as diferenças entre SAC e Ouvidoria e como usá-las, chegou a hora de colocar em ação!
Assim, você aumentará as chances dos seus clientes fecharem mais negócio com a sua empresa. Afinal, um atendimento exclusivo faz total diferença para você fidelizar ainda mais!
Você também vai gostar de saber: Feedback do cliente: como coletar e como usá-los.