conceito de feedback de clientes

Feedback de clientes: Importância e como colher

Por Equipe Fale Vono •

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Todo negócio sempre busca maneiras de se potencializar no mercado e ter mais vendas, certo?

E como isso seria possível se não envolvêssemos a opinião de quem mais importa: os clientes?

Um bom relacionamento com o cliente é essencial para toda empresa, isso você já sabe. Mas, para além disso, saber o feedback de clientes é ainda mais essencial.

Isso porque é na opinião de quem consome o seu produto ou serviço, que você vai poder melhorar mais ainda os seus processos, o seu atendimento e orientar a sua equipe de vendas.

Então, você não sabe da importância de ter esse feedback de clientes e também não sabe como coletar?

O nosso artigo de hoje é para você! Vamos lá? Siga com a leitura!

Qual a importância do feedback de clientes?

Como falamos acima, o feedback de clientes é crucial para o desenvolvimento da empresa. Afinal, são eles que consomem o seu produto ou serviço.

Porém, não é só isso. Coletar o feedback de clientes vai muito mais além do que querer apenar melhorar o atendimento.

Por isso, selecionamos 4 motivos pelos quais você deve adotar essa estratégia.

Melhoria de produtos ou serviços

Em primeiro lugar, colher o feedback de clientes vai te ajudar a melhorar os seus produtos ou serviços. E como?

Quando uma empresa lança um novo produto, certamente, também já fizeram uma pesquisa sobre a demanda no mercado e também já consultaram potenciais clientes.

Ainda assim, nada é mais valioso quando você vê que aquele produto ou serviço realmente é bom e funciona.

Pense: antes de você comprar um produto, você também não busca a opinião das pessoas para saber se realmente vale a pena? Ou também, você não procura saber se o local tem um bom atendimento?

Então, é exatamente isso que as empresas também buscam com o feedback de clientes.

Retenção de clientes

Em segundo lugar, você tem mais retenção de clientes. Essa é a melhor forma de fidelizar clientes.

No entanto, a empresa pode criar diferenciais que facilitam as decisões dos consumidores no momento da compra. Além disso, para que a empresa assegure essa retenção com feedback de clientes, é preciso que ela invista na satisfação completa.

Feedback de clientes otimiza os níveis de satisfação 

Em seguida, ter feedback de clientes contribui para otimização dos níveis de satisfação com a marca.

Em outras palavras, criar uma relação de confiança entre empresa e consumidor, irá melhorar a sua relação comercial.

Isso posto, não deixam de ser fatores essenciais para um melhor desempenho financeiro. Em consequência, demonstra também que a sua empresa se importa com a opinião do cliente.

Por essa razão que uma empresa recomendada é muito mais valiosa. Visto que os clientes costumam confiar mais em provas sociais.

mulher captando feedback de clientes pelo telefone
Foto – Reprodução: Canva

Garante melhores decisões 

O uso do feedback de clientes para embasar decisões de negócios é crucial. Uma vez que é possível identificar falhas, valorizar potenciais e claro, observar qualquer outro requisito que possa aumentar a competitividade da empresa.

A maior fonte de dados do seu negócio são as pessoas que usam o seu produto ou adquirem o seu serviço. Seja os próprios clientes ou o time de venda.

Por essa razão, é essencial que o feedback não fique restrito apenas para clientes. Ainda assim, a recomendação pessoal aumenta a confiabilidade do seu negócio no mercado.

Como colher o feedback de clientes?

Agora que você já sabe um pouquinho dos motivos de usar essa estratégia, que tal aprender como colher o feedback de clientes?

Primeiramente, a primeira forma de colher feedback de clientes é usando formulários. Parece obsoleto quando se tem tanta evolução do meio digital, não é?

Mas, é possível usar o meio digital para aplicar esses formulários. Por essa razão que os formulários não saíram de moda.

Basta criar um formulário com perguntas objetivas relacionadas ao feedback. Você também pode incentivar a participação do seu cliente concedendo descontos e vantagens.

Forneça também um meio de comunicação exclusivo para receber esses feedbacks, como e-mail por exemplo.

Outra possível forma também é fazendo pesquisas por e-mail.

Esse meio de conseguir o feedback é uma das formas mais eficientes e menos intrusivas. Para mais, ainda pode ser o início para o que chamamos de e-mail marketing.

Além de você conseguir a opinião, você ainda poderá aproveitar e divulgar promoções, oferecer descontos e muito mais.

Outra super dica, é colher o feedback de clientes é usando ferramentas para monitoramento de menções em sites de reclamação ou redes sociais.

Conclusão

Não se esqueça que investir em tecnologias que facilitam o contato do seu cliente com a sua marca é um fator essencial.

Logo, uma boa dica é que a sua empresa crie página nas redes sociais, como por exemplo Instagram e Facebook. Tenha também telefones para contato ou qualquer outro meio que seja possível o contato do seu cliente.

Isso também ajuda para que a experiência do cliente seja positiva aumentando ainda mais as chances de satisfação.

Portanto, ter uma boa gestão de relacionamento com o cliente vai fazer com que você tenha mais feedbacks positivos. E assim, aumentar vendas e criar uma boa imagem no mercado.

Juntamente com tudo isso, é importante que o seu time de vendas tenha uma boa abordagem ao cliente. Afinal de contas, não basta ter boas tecnologias se a sua equipe não atender bem, certo?

Sendo assim, como dica extra, tenha um script de vendas e boas técnicas de abordagem ao cliente.

Enfim, podemos dizer que o cliente é alma do negócio, não é mesmo?

Nesse sentido, colher feedback de clientes é crucial e deve fazer parte de toda empresa que almeja crescer.

Gostou do conteúdo? Confira as oito melhores técnicas de abordagem ao cliente.

 

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