Certamente, você já recebeu alguma ligação de telemarketing, não é mesmo?
Mas, se você tem uma empresa que trabalha com setor de telemarketing ou que deseja trabalhar, preste atenção!
Para quem não sabe, existe a lei do Call Center. Você já ouviu falar?
Então, são algumas regras fixas que todo negócio deve seguir tanto na hora de criar o seu setor, assim como mantê-lo.
Ficou curioso? Não se preocupe!
Saiba aqui tudo o que você precisa saber sobre a lei do Call Center.
O que é?
Antes de falarmos da legislação em si, precisamos compreender o que é de fato um call center.
Ele nada mais é do que chamamos também de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Ou seja, é o serviço telefônico das prestadoras de serviço e tem como finalidade resolver demandas do consumidor.
Vale ressaltar que nesse serviço são consideradas apenas o serviços de SAC, ouvidoria e central de atendimento.
Após aprendermos um pouco mais da definição, vamos entender mais sobre a lei do Call Center. Siga a leitura!
A lei do Call Center é regulamentada por algumas entidades. São elas:
- Código de Defesa do Consumidor: lei n° 8.078/1990
- Decreto nº 6.523/2008
Essas são as principais leis que regem a lei do Call Center. Em suma, são leis que servem como ferramentas para exigir melhor qualidade no atendimento que o cliente recebe.
Sendo assim, podemos dizer que elas foram essenciais, pois são um marco teórico que antecipou as mudanças de comportamento das empresas. Com isso, a experiência do cliente passou a ter mais relevância.
Além disso, sabemos que o atendimento ao cliente é crucial para que tenha mais fidelização. Consequentemente, será mais lucro para a empresa, dentre outros benefícios.
Por esse motivo, é preciso entender algumas exigências desse setor. Por isso, vamos citar 3 delas. Vamos lá?
Ligação gratuita
A lei do Call Center garante que todo o cliente tenha acesso ao serviço de atendimento por meio de ligação gratuita.
Sobretudo, para os serviços como registrar uma reclamação, cancelar o serviço ou prestar atendimento técnico. Por essa razão é que vemos por aí que a maior parte dos números disponíveis começam com numeração 0800.
Redução de espera
A segunda principal exigência da lei do Call Center é aumentar a agilidade do call center.
Dessa forma, para otimizar ainda mais esse serviço, muitas empresas contam com a tecnologia URA.
Em síntese, a tecnologia URA (Unidade de Resposta Audível) é responsável por atender o cliente com uma saudação previamente gravada. Ainda também, oferece um menu interativo e encaminha a ligação para o ramal correto.
E, ao mesmo tempo, você ainda pode atender ligações simultâneas, dentre outras funções.
Agilidade na redução de problemas
Por último, outro benefício dado pela lei do Call Center é a facilidade que esse recurso traz para resolução de problemas.
Ou seja, com essa lei, problemas como cancelamentos devem ter efeitos imediatos.
Contudo, a equipe que trabalha com telemarketing também pode usufruir da lei do Call Center. Você sabia?
A seguir, vamos falar um pouco desses benefícios do colaborador na hora de oferecer esse serviço.
O que é NR 17?
Antes de falarmos alguns dos principais direitos do operador de telemarkenting, é preciso conhecer um pouco do seu conceito.
A Norma Regulamentadora (NR) nº 17 é a que define tanto o conceito do operador, assim como alguns de seus direitos.
Dessa forma, o operador de telemarketing é todo trabalhador que utiliza como principal instrumento de trabalho o aparelho de telefone e equipamentos de fala e audição.
Como exemplo, temos os headsets.
Enfim, alguns de seus direitos são sobre jornada de trabalho, intervalo para refeição, dentre outros.
Um exemplo é a jornada de trabalho. De forma geral, ela não deve passar de seis horas diárias incluindo o intervalo para alimentação e descanso.
Por outro lado, a lei do Call Center traz ainda mais responsabilidades para ambas as partes.
Conclusão
Para que as empresas tenham bons resultados, a lei do Call Center é um pré requisito importante. Em especial, quando falamos de atendimento ao cliente.
Além do mais, uma vantajosa responsabilidade é que essa lei permite uma relação entre empresa e consumidor mais transparente.
Seja de forma direta ou indireta, os benefícios dessa lei são cruciais para entendermos como as transformações podem facilitar o processo de interação entre clientes e empresas.
Portanto, você viu como é importante saber mais sobre a lei do Call Center?
Se a sua você quer que a sua empresa tenha um bom atendimento com o call center, é essencial adotar uma operação segura e pautada em normas.
Afinal, essa lei vem para favorecer tanto o seu negócio como o seu cliente. Sem contar que as novas tecnologias ainda permitem que você diversifique sua atuação. Como consequência, você vai poder ter ainda mais clientes e crescer ainda mais a sua empresa.
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