BLOG

organograma empresarial

Organograma empresarial: O que é e como fazer

Nós sabemos que para uma boa gestão de uma empresa é essencial a utilização de ferramentas e documentos que irão contribuir com esse processo.

Nesse sentido, para que haja uma direção nas rotinas realizadas, alguns métodos devem ser adotados. Dentre eles, temos o organograma empresarial.

Logo, o nosso texto de hoje será uma sobre esse recurso no qual vamos entender um pouco mais sobre o que é e como fazer. Vamos lá?

O QUE É UM ORGANOGRAMA EMPRESARIAL?

Um organograma empresarial é um método de estruturação de equipes dentro de uma empresa. Em outras palavras, podemos dizer que o seu objetivo é mostrar todos os empregados, assim como suas funções, aptidões e hierarquia entre os cargos.

Assim, podemos dizer que é um mapa que oferece uma visão ampla sobre organização para que possam compreender quem são os profissionais que devem compor cada equipe.

Ao mesmo tempo, existem outros benefícios de fazer um organograma empresarial como:

  • Otimiza a comunicação interna
  • Aumenta a produtividade e a motivação
  • Melhora o entendimento da hierarquia.

Por fim, após aprendermos sobre o seu conceito e suas vantagens, vamos falar um pouco sobre os tipos de organograma empresarial.

Continue com a gente!

organograma empresarial
Imagem: Freepik

QUAIS SÃO OS TIPOS?

Antes de saber como fazer um organograma empresarial, temos que saber sobre quais tipos e quais os seus propósitos para que façamos a escolha de acordo com o nosso objetivo.

1. Clássico

Nesse tipo, cada cargo é representado por uma caixa e é ligado aos outros por meio de traços. Nele, os cargos de maior hierarquia ficam em cima enquanto os cargos operacionais ficam na base (sentido vertical).

Porém, vale ressaltar que esse tipo é mais resumido já que são descritos apenas os cargos e suas funções não sendo necessário colocar o nome de cada membro.

2. Horizontal

Já o organograma horizontal é semelhante ao clássico em relação à forma de representar os cargos e funções. Mas, temos uma diferença.

Os cargos de maior responsabilidade ficam do lado esquerdo e os outros vão sendo adicionados em direção ao lado direto da folha na qual o organograma está sendo construído.

3. Informacional

O terceiro tipo busca representar uma série de outras informações de forma gráfica. Ou seja, não tem apenas a descrição dos cargos ou da hierarquia.

Logo, nesse modelo é possível desenhar o fluxo de comunicação da empresa. Por exemplo, se a comunicação flui tanto de cima para baixo quanto de baixo para cima, isso pode ser representado por meio de setas duplas.

4. Setorial

Como o próprio nome já explica, o organograma setorial é específico para um setor ou uma área da empresa. Sendo assim, é muito indicado para empresas maiores em que o fluxo de atividades é maior entre os setores.

Por fim, sabemos que existem vários outros tipos de organograma empresarial. Por isso, trouxemos os 4 principais para que você faça a escolha de acordo com o seu tipo de empresa.

Assim sendo, após entender um pouco sobre seus tipos, vamos exercitar!

organograma empresarial
Imagem: Deposit Photos

COMO FAZER O ORGANOGRAMA EMPRESARIAL?

O primeiro passo nós já demos, não é mesmo? Agora que você já sabe para que serve e quais são os tipos existentes, é hora de entender como criar um organograma empresarial.

Por isso, vamos te dar 7 dicas infalíveis para você desenvolver um organograma de sucesso.

  1. Pesquise: compreenda melhor sobre o funcionamento de todos os setores da sua empresa e faça um mapeamento.
  2. Identifique as hierarquias: defina os graus de hierarquia entre os cargos da empresa identificando os responsáveis pelas estratégias e pelo direcionamento das ações dentro dos setores.
  3. Escolha o modelo: entenda o seu foco e quantos níveis hierárquicos sua empresa possui;
  4. Selecione a ferramenta: utilize de programas de montagem para facilitar tanto a produção quanto a atualização;
  5. Valide as informações
  6. Apresente para toda empresa como forma de alinhamento;
  7. Atualize sempre.

Em conclusão, podemos observar que ter um organograma empresarial possui muitos benefícios para a empresa. Afinal, ele é uma excelente ferramenta para tomada de decisões sendo uma alternativa estratégica para as empresas que buscam valorizar pessoas, fazer uma boa gestão e, claro, crescer no mercado.

Gostou do conteúdo? Confira mais dicas sobre gestão nesse post!

Posts relacionados

Inscreva-se e receba
conteúdos exclusivos

Seja Vono

Tenha em suas
mãos a tecnologia
do futuro

BLOG

Open chat
Precisa de Ajuda?