atendentes usando script de vendas no atendimento telefônico

Script de vendas por telefone: O que é e como criar

Por Equipe Fale Vono •

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Se você trabalha na área comercial de uma empresa, é bem provável que você já tenha feito uma venda por telefone, não é mesmo?

Ou, até mesmo, ter recebido uma ligação e fez uma possível venda?

Seja como for, ter um script de vendas pode te ajudar e muito! Afinal, saber abordar um cliente e convencê-lo de comprar não é algo tão simples assim.

Pensando nisso, vamos te dar algumas dicas para você montar um script de vendas por telefone de sucesso. Vamos lá?

O que é um script de vendas?

Antes de tudo, é importante sabermos o conceito de um script de vendas.

Logo, um script de vendas por telefone é uma técnica que planeja etapas de uma venda. Além disso, também pode ser considerado como um guia.

Mas, independente de como você o considera, quem deve passar esse script de vendas para os atendentes são os supervisores. Assim, eles terão mais segurança em repassar as informações.

Entretanto, não deixa de ser interessante que o atendente participe da criação desse script de vendas. Pois, é ele que vai praticar essa técnica. Então, ele pode dar sugestões ou informar a dúvida mais frequente dos clientes.

Como consequência, os resultados e a satisfação do cliente aumentarão.

Após conhecer um pouco do seu conceito, é crucial aprendermos também algumas vantagens de ter um script de vendas.

A primeira vantagem é que a sua empresa terá uma equipe mais preparada. Ou seja, com um script de vendas em mãos, sua equipe terá mais segurança ao repassar as informações, mostrando que entende do assunto.

Sendo assim, também terão uma abordagem mais adequada.

Em segundo, a sua empresa tem um atendimento padronizado. Isso é excelente visto que facilita os processos. Assim, evitam-se erros de informações tanto entre sua equipe quanto com o cliente.

Por fim, ter um script de vendas traz como benefício o conhecimento compartilhado. Isto é, você reúne o conhecimento técnico e prático da sua equipe e assim, aumenta a produtividade e eficiência.

Após conhecer um pouco mais sobre o que é e algumas das vantagens de ter um script de vendas, vamos com algumas dicas sobre como fazer um script de sucesso. Siga com a leitura!

atendente usando script de vendas no atendimento
Foto – Reprodução: Canva

Como fazer?

Você já aprendeu sobre o que é um script de vendas, certo? Então, agora confira algumas dicas para você!

O primeiro passo para montar um script é conhecer o seu consumidor. De nada adianta você pensar sobre como abordar o seu cliente, se você não conhece, não é mesmo?

Então, uma dica aqui é: se a sua empresa tem uma equipe de marketing, trabalhe com ela!

A melhor forma de atingir uma boa eficiência nos negócios é fazendo com que todos os seus setores trabalhem juntos. Assim sendo, você também vai estar desenvolvendo o trabalho em grupo.

Nesse sentido, você deve perguntar a sua equipe de marketing:

  • para quem seu produto é ofertado?
  • motivos de querer o produto?
  • como conversar com esse cliente?
  • qual o perfil do meu cliente?

Eles são as pessoas certas para responder essas perguntas. Assim como, ainda te dar mais dicas de como abordar o cliente.

A próxima dica para você fazer um script de vendas por telefone adequado é: abra diálogos.

Assim como os seus vendedores precisam conversar com os clientes, você precisa conversar com a sua equipe.

Lembre-se que o seu time de vendas é linha de frente no seu negócio. Dessa maneira, sempre faça reuniões, seja remota ou presencial, no intuito de entender dificuldades, dúvidas, dentre outras informações que servem para melhoria dos processos.

Juntamente com tudo isso, você ainda vai equilibrar as informações com as metas da empresa.

Por isso, dê oportunidades para que a sua equipe ajude na criação do script de vendas por telefone.

Por fim, não se esqueça de priorizar o cliente. Além de investir em tecnologias que melhoram a experiência do cliente, é necessário que o seu time esteja bem capacitado.

Dessa forma, é crucial que você tenha um bom sistema de telefonia.

Vamos com algumas dicas extras?

Para deixar o seu script ainda melhor, vamos te dar mais algumas dicas.

O principal você já sabe. Conheça bem a sua empresa e o seu cliente para fazer um script adequado. Mas, você pode fazer um ainda melhor.

Como falamos, o script é como um guia. Por isso, ele deve ser claro e objetivo. Aqui você pode colocar no seu script algumas dúvidas comuns para que o seu time passe segurança.

Outra boa dica é: mostre vantagens. Em outras palavras, o cliente só vai te ouvir se você apresentar a solução para o problema dele. E, obviamente, com ainda mais benefícios.

Por último, modere no tom de voz e tenha o script de vendas impresso.

Isso vai contribuir para que o seu funcionário possa consultar com agilidade alguma informação, caso ele não saiba ou tenha esquecido no momento.

Faça um script de vendas por telefone correto e aumente suas vendas. Torne a sua empresa mais forte no mercado!

Gostou do conteúdo? Aprenda como fazer reuniões com a sua equipe!

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