BLOG

telefonia VoIP

Telefonia VoIP: Saiba tudo sobre

As tecnologias, sobretudo telefônicas, vem crescendo incrivelmente. Cada vez mais vemos por aí muitas formas de se comunicar e claro, reduzindo custos.

Logo, dentre das tantas tecnologias desenvolvidas, nós temos a telefonia VoIP.

VoIP é a abreviação de “Voice Over Internet Protocol”, que em português significa Voz sobre protocolo de Internet, ou também é conhecido por Voz sobre IP ou telefonia IP.

Ela é mais simples do que se imagina e no dia a dia, temos muitos meios de comunicação que já usam a telefonia VoIP.

O seu objetivo principal é substituir a telefonia tradicional utilizando equipamentos para conexão à internet para transmitir som, fax e vídeo na mesma rede ou LAN. E como exemplos dessa telefonia VoIP, temos o Whatsapp, Skype e até o Messenger.

Agora ficou fácil entender, não é mesmo?

telefonia VoIP
Imagem: Freepik

Nesse sentido, a telefonia VoIP é uma solução tecnológica para descomplicar a comunicação da sua empresa. Como consequência, torna-se um negócio em constante crescimento.

Desenvolvida em 1995 por uma empresa israelense chamada VocalTec, a telefonia VoIP foi crescendo e o Brasil não iria ficar de fora. Por aqui, ela só embalou a partir de 2006.

Em síntese, podemos dizer que demorou 11 anos, pois anteriormente não tínhamos um pacote de internet com velocidade suficiente para suportar uma ligação de qualidade.

Ainda assim, a medida que também desenvolvemos os famosos smartphones, também contribuímos para que a telefonia VoIP fosse melhorando.

Mas, você sabe o que realmente é necessário para sua empresa ter uma telefonia VoIP? Confira abaixo nosso guia simples sobre esse assunto!

telefonia VoIP
Imagem: Freepik

Primeiramente, você precisa de uma boa internet banda larga, via cabo ou rádio. Posteriormente, é necessário um dispositivo compatível com essa tecnologia. Por isso, vamos apresentar 3 opções. São elas:

SOFTPHONE

O softphone é um dispositivo feito para transformar o seu computador em um telefone e é de fácil compreensão.

Ele possui um teclado virtual semelhante ao de um celular comum permitindo ao usuário configurar seu ramal ou conta VoIP em qualquer computador, sendo necessário somente um headset ou equipamento similar.

ADAPTADOR ATA

A sigla ATA é uma abreviação de Adaptador Telefone Analógico. Ou seja, esse adaptador nada mais é do que um conversor analógico digital, conectado à internet e que permite usar um aparelho de telefone comum para fazer chamadas VoIP.

TELEFONE IP

O telefone IP é um aparelho fixo especifico para chamadas realizadas pela internet.

Ainda que seja parecido com o aparelho comum, ela tem outras características. Dentre elas, é possível gravar ligações, transferências e identificador de chamadas.

telefonia VoIP
Imagem: Eunerd

Seja como for, usando qualquer uma dessas opções, qual é o futuro da telefonia VoIP para o mundo?

Agora que você já sabe sobre esse recurso, vamos te dizer o que o mercado vem promovendo para o futuro dessa tecnologia.

Nós estamos vendo por aí a criação da internet 5G. Isso será um recurso crucial para a evolução da telefonia VoIP. Afinal, é uma tecnologia que depende da internet para um bom desempenho.

E o que o 5G pode ajudar?

Bom, a chegada dessa quinta geração vai expandir a velocidade nas conexões estimulando a procura para telefonia VoIP.

Por fim, podemos dizer que a telefonia comum vai perder espaço, pois as empresas e as pessoas buscam cada vez mais rapidez na transmissão de informações e além de tudo, que todo o processo seja feito em uma única plataforma.

Um mundo de oportunidades para sua empresa crescer cada vez mais! Ficou até impossível não aderir, não é mesmo?

Conheça a Vono! Aqui você encontra soluções completas, práticas e fáceis de serem adquiridas! Oferecemos também tecnologias de alta qualidade modernizando a operação dos nossos clientes!

Posts relacionados

Inscreva-se e receba
conteúdos exclusivos

Seja Vono

Tenha em suas
mãos a tecnologia
do futuro

BLOG

Open chat
Precisa de Ajuda?